Fondo BR DFINEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

DIRETORIA_m028p05 - Levantamento INEP solicitado por Lourenço Filho - Prédios Escolares construíd... DIRETORIA_m151p04 - Curso de Férias -  Fundamentos da Educação Primária, 1943 DIRETORIA_m151p04 - Curso de Administração Escolar por Lourenço Filho,1942 DIRETORIA_m376p07 - Orçamento - Reforma do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, 1976 CRPE-BA_m008p01 - Projeto Preliminar ao Programa Anísio Teixeira CRPE-BA_m001p02 - Fotos da Escola de Aplicação CRPE-BA_m032p01 - Discurso de Anísio Teixeira em Inauguração do CECR, 1950 - Separata RBEP,1959 CRPE-BA_m007p01 - Projetos de Pesquisa - Centro Educacional Carneiro Ribeiro, 1973 CBPE_m142p02 - Boletim Informativo Número 35 - CBPE, junho de 1960 CBPE_m323p01 - Fotografias - Sede do CBPE, Rio De Janeiro, 1958 CBPE_m304p01 - Listagem de sub-órgãos e divsiões do INEP, sua legislação e minuta com o Ante Proj... ENCONTRO_m261p01_FotoERecortesJornaisIIConferenciaNacionalEducacaoCNE_1966 ENCONTRO_m261p02_Documento1IIConferenciaNacionalEducacaoDesenvolvimentoEnsinoPrimarioePNE_1966 ENCONTRO_m261p02_BoletimInformativo106IIConferenciaNacionalEducacao_1966 ENCONTRO_m492p01_DiscursoAurelianoAntonioChavesMendoncaIConferenciaNacionalEducacao ENCONTRO_m492p03_AnteprojetoEProjetoIConferenciaNacionalEducacao_1965 ENCONTRO_m719p01_FotografiasIIIConferenciaNacionalEducacaoSalvadorBA CBPE_m004p09 - Relatório sobre a Criação da Divisão de Documentação e Informação Pedagógica (DDIP... CBPE_m098p04 - Boletim Mensal N° 9 de abril, 1958 CBPE_m280p01 - Programa de Trabalho do CBPE - Análise Atual da Distribuição de Atividades ; Imple... CBPE_m316p04 - Solicitação -  Ajuda de Custo e Passagem Aérea CRPE-PE_m036p01 - Boletim Mensal - Relatório e Discurso de Inauguração, 1957 CRPE-RS_m024p01 - Relatório de Atividades - 1965 CRPE-RS_m024p02 - Relatórios de Atividades Mensais, 1967 CRPE-RS_m024p02 - Oficios - Mudanças no Relatório Mensal, 1967
Resultados 1 a 25 de 933 Mostrat todo

Área de identidad

Código de referencia

BR DFINEP

Título

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Fecha(s)

  • 1937 (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

218,68 metros lineares de documentos em suporte textual, iconográfico e cartográfico.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Em 1937 por meio da Lei nº 378, de 13 de janeiro, é criado o Ministério da Educação e Saúde, tendo em seu bojo um órgão técnico de serviço relativo à educação: o Instituto Nacional de Pedagogia. Com a função de centro de pesquisa pedagógico nacional, em 1938, por meio do Decreto-Lei 580 de 30 de julho, tem sua nomenclatura alterada para Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Neste primeiro momento, o Inep atuava como o centro de estudos de todas as questões educacionais relacionadas com os trabalhos do Ministério da Educação e Saúde: organização da documentação relativa aos estudos das técnicas pedagógicas; intercambio das instituições educacionais nacionais e internacionais; promoção de inquéritos e pesquisas pertinentes a organização do ensino e dos processos pedagógicos, bem como da psicologia aplicada a educação e de problemas na orientação e seleção profissional; prestação de assistência técnica a polos educacionais estaduais, regionais e particulares; divulgação de toda pesquisa referente a teoria e pratica pedagógica.

Ganha a denominação atual INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, com o decreto Nº 71.407 de novembro de 1972, que também transforma o INEP em órgão central de direção superior exercendo “atividades necessárias ao estímulo, coordenação, realização e difusão da pesquisa educacional no País” segundo a letra da Lei. A nova denominação do INEP e sua reestruturação perpassa por várias mudanças de decreto desde a restruturação do MEC ocorrida inicialmente com o decreto lei Nº 200 de fevereiro de 1967 e posteriormente pelo decreto Nº 66.697 de julho de 1970 que trata da reorganização do Ministério de Educação e Cultura e que assegura ao INEP autonomia administrativa e financeira.

Em 1997, adquire condições de autarquia federal pela Lei 9.448 de 14 de março de 1997, tornando-se instituto vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, condição que permanece até hoje. Inicia-se um ciclo que visa avaliar o ensino brasileiro a partir de estatísticas educacionais. Planejar, orientar, coordenar e desenvolver projetos de avaliação educacional, bem como dar apoio os Estados, Distrito Federal e Municípios; subsidiar políticas na área da educação; realização de exames de acesso ao ensino superior, tais como Enem, Encceja, Enade, Prova Brasil entre outros, e disseminação de informações sobre a educação básica e superior passam a ser o novo foco de atuação do Inep.

Historia archivística


  • **[ESCREVER HISTÓRIA DO ARQUIVO]

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

A sistemática de arranjo se deu a partir da reunião dos documentos em séries que foram ordenadas alfabeticamente e nomeadas por assunto, função, espécie documental e orgão de origem.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • español
  • francés
  • inglés
  • portugués
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

BR DFINEP

Identificador de la institución

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación revisión eliminación

27/10/2017

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados