Bem-vindo ao Arquivo Histórico do Inep

A Coordenação Geral de Disseminação de Informações (CGDI) tem sob sua responsabilidade o Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acervo que reúne documentos da história da Educação Brasileira datados desde 1937, quando da criação oficial do instituto por meio do Decreto-Lei 580, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448.

A CGDI iniciou o projeto de digitalização de documentos em 2017 selecionando o AtoM (Acess to Memory) como ferramenta para disponibilização do acervo histórico compreendendo documentos em papel, mídias em geral, mapas e diapositivos (coloridos, preto e branco e alguns feitos de vidro), negativos fotográficos, registros sonoros (discos, Fitas K7, e de rolo) e livretos complementares. Esse primeiro lote visa oferecer aos pesquisadores nacionais e internacionais uma visão geral da relevância de documentos históricos existentes na CGDI, fomentando assim a difusão da memória do Inep bem como a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a história da Educação no Brasil.

Os documentos ora disponibilizados estão organizados nas seguintes séries: CBPE, CRPE-BA, CRPE-SP, CRPE-RS, CRPE-SP, CRPE-PE, CRPE-MG, CILEME, DIRETORIA, PESQUISA e a Série EDUCADORES. Um dos destaques desse lote é a Série CBPE, fundo documental produzido e gerenciado pelo antigo CBPE – Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, criado por Anísio Teixeira em 1955, que se especializou na produção de pesquisas educacionais em todas as regiões do Brasil e promoveu cursos para treinamento de docentes.

Como um exemplo da relevância de documentos do acervo do Inep, destacamos o discurso do professor Anísio Teixeira no Centro Educacional Carneiro Ribeiro no bairro de Liberdade, em Salvador, Bahia, expondo as suas ideias inovadoras da educação integral no ensino fundamental, estabelecendo os fundamentos dos conceitos de Escola Classe e Escola Parque, em 1950, que ainda se mantem na vanguarda dos modelos de educação atuais.

Contato para comentários e sugestões bem como orientação para pesquisa de documentos do acervo estão indicados a seguir.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Contato principal

Endereço: SIG, Quadra 04, Lote 327, Ed. Villa Lobos.

Localidade: Brasília

Região: Distrito Federal

Nome do país: Brasil

CEP: 70.610-908

Telefone: 0800-616161

E-mail: arquivo.historico@inep.gov.br

URL: Portal Inep