Bem-vindo ao Arquivo Histórico do Inep

O Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, é um Acervo Documental que contém parte significativa da história e memória educacional do país através das ações e iniciativas pelo desenvolvimento educacional a partir da fundação do INEP em 1937 com a direção do professor Lourenço Filho. Este espaço virtual se utiliza do sistema AtoM, que tem por objetivo o intercâmbio de informações e a difusão da memória por meio da documentação de arquivo permanente da Educação brasileira. O acervo possui data-limite do período de 1937, quando ouve a criação oficial do instituto por meio do Decreto-Lei 580, até o ano de 1997, quando o INEP tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano.

O Arquivo retrata em seu acervo as propostas, investigações, pesquisas, diretrizes, projetos e legislações que encaminharam a instituição para o fomento das estruturas da Educação de Base, Ensino Médio e Ensino Superior com objetivo de fomentar a qualidade e gratuidade educacional ao povo brasileiro. O acervo portanto perpassa por nomes importantes da educação nacional, como o professor Anísio Teixeira, coordenador do INEP entre 1952 a 1964, o professor Darcy Ribeiro que esteve no Departamento de Estudos e Pesquisas Sociais, o professor Gilberto Freyre, este que coordenou o Centro Regional de Pesquisas Educacionais em Pernambuco e o professor Florestan Fernandes, todos em trabalho conjunto no mesmo período.

É disponibilizada como primeiro acervo documental uma versão de testes de exemplos documentais que retratam os projetos e pesquisas do INEP a partir de sua fundação como também apresenta ações durante a direção do professor Anísio Teixeira. Entre elas, a criação e desenvolvimento do Centro Educacional Carneiro Ribeiro em Salvador, o Ante Projeto da criação da Fundação Universidade de Brasília, e o criação e desenvolvimento dos Centros Regionais de Pesquisas sediados em Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Contato principal

Endereço: SIG, Quadra 04, Lote 327, Ed. Villa Lobos.

Localidade: Brasília

Região: Distrito Federal

Nome do país: Brasil

CEP: 70.610-908

Telefone: 0800-616161

E-mail: arquivo.historico@inep.gov.br

URL: http://portal.inep.gov.br