Mostrando 241 resultados

Registro de autoridade

Campanha de Construções Escolares

  • Entidade coletiva
  • 1940 - 1979

A Campanha de Construções Escolares foi implantada a partir de 1946 com a chegada de Murilo Braga à diretoria do Inep, o governo federal planejava a interiorização da educação e o encarregou da missão de construir escolas em todos os recantos do Brasil.
O plano visava reduzir o enorme número de crianças em idade escolar não matriculados, na rede de ensino, por meio da criação de escolas nos municípios mais necessitados. Após o levantamento realizado pelo Inep, a campanha construiu mais de 6000 novo prédios escolares de ensino primário, nas zonas urbanas, rurais e de fronteiras.
O instituto fixava as recomendações quanto às normas técnicas das escolas a serem construídas, os recursos eram transferidos em parcelas através do Banco do Brasil a partir de acordos firmados entre o Ministério da Educação e representantes de cada um dos estados ou territórios beneficiados.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

  • Entidade coletiva

A Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME) foi implementada pelo INEP por meio da Portaria Ministerial nº 160, de 26 de março de 1953. Visava introduzir os métodos de pesquisa de levantamento e diagnóstico e a perspectiva do planejamento educacional, usando como base os dados sobre os sistemas de ensino de cada estado brasileiro.
A CILEME tinha como objetivo reunir dados sobre os sistemas estaduais de ensino, introduzindo a pesquisa de levantamentos e de diagnóstico e a perspectiva do planejamento educacional aplicado às particularidades de cada estado brasileiro.
A essa Campanha somou-se outra, ainda em 1952, a do Livro Didático e Manuais de Ensino (CALDEME), visando a assistência técnica ao professorado. Aos cursos de aperfeiçoamento se acrescentavam, portanto, os guias para orientação de "cada professor no ensino primário e médio" (INEP, 1956). Além de ter sido reunida uma coleção considerável de livros sobre as matérias de ensino e sobre princípios e métodos educacionais, foi encomendada a elaboração de diversos manuais, que é como se chamavam, à época, os documentos que informavam sobre as ementas do cursos.

Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino - CALDEME

A Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino (CALDEME) foi implementada pelo INEP por meio da Exposição de Motivos nº 795, do Ministro Simões Filho, em 14 de julho de 1952. Teve como objetivo principal a elaboração de guias de ensino das diferentes disciplinas escolares para professores e a análise crítica dos programas de ensino e livros didáticos em uso nas escolas brasileiras.
As principais atividades da CALDEME consistiam em: produção de guias de ensino e análise dos programas e livros didáticos utilizados nas escolas.
Com a criação, em 1955, do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), as atividades da CALDEME foram incorporadas a esse Centro. Seus estudos e pesquisas passaram a ser organizados pela Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), responsável por realizar as pesquisas sobre o funcionamento do sistema oficial de ensino.

Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE

  • Entidade coletiva
  • 1955 - 1977

O Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais foi criado pelo Decreto 38.460 de dezembro de 1955. Junto ao CBPE foram inaugurados os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Estes eram subordinados ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Minas Gerais

  • Entidade coletiva
  • 1955 - 1975

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais foi instituído pelo do artigo 1º do Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e tendo como sede o Município de Belo Horizonte.
Em 04 de fevereiro de 1957 foi inaugurado solenemente pelo então Governador Mário Casassanta, que discursou na sessão de instalação do CRPE, com a presença do Ministro da Educação Clóvis Salgado.
De acordo com o regimento interno de 1966, o CRPE/MG tinha por objetivos e finalidades: a pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento em Minas Gerais, a fim de proporcionar os elementos regionais indispensáveis à formulação de política nacional de educação; o treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais. A estrutura de setores do Centro era: Diretoria Geral, Secretaria Executiva, Divisão de Administração, Divisão de Documentação e Informação Pedagógica (DDIP), Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE) e Divisão de Aperfeiçoamento do Professor (DAP).

Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia - CRPE/BA

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Integrado ao CRPE/BA estava o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, projeto de escola idealizado por Anísio Teixeira, e tinha como objetivo a educação integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades, através de atividades cívicas, artísticas, recreativas e de estudo. As grades curriculares contavam com diversas atividades além das matérias básicas de ensino.
Em 16 de janeiro de 1973, por meio do Decreto nº 71.713, o Presidente Ernesto Geisel extingue o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Salvador, transferindo para a Universidade Federal da Bahia as atividades de ensino e pesquisas até então destinadas ao CRPE/BA. Em 23 de maio de 1975, a partir do Decreto nº 75.754, o Presidente extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco - CRPE/PE

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
Com sede provisória no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, o CRPE/PE foi inaugurado oficialmente em 1957, tendo o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre como o primeiro Diretor do novo Centro a ser nomeado, com a presença do Professor Anísio Teixeira Diretor do INEP em uma sessão inaugural.
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Em 23 de maio de 1975, através do Decreto nº 75.754, o Presidente Ernesto Geisel extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul - (CRPE/RS)

  • 1955 - 1975

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Rio Grande do Sul foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
O CRPE-RS começou a funcionar no dia 17/11/1959 em regime de convênio com a Universidade do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia. Empenhado no desenvolvimento de pesquisas educacionais e sociais este centro se preocupou nos estudos da situação do ensino primário e da formação de professores para esse nível educacional, conhecendo cada vez mais as escolas, quantas são, quem são os professores e o que as crianças aprendem.
Em 23 de maio de 1975, através do Decreto nº 75.754, o Presidente Ernesto Geisel extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

  • 1966 - 1970

Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).

Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE

  • 1966 - 1970

Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.

Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático - COLTED

A Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático foi instituída pelo Decreto nº 59.355 de 4 de outubro de 1966, resultado de um convênio entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a United States Agency for International Development (USAID). Tinha como objetivo coordenar as ações referentes à produção, edição e distribuição de livros didáticos. A Comissão foi criada no intuito de diminuir a evasão escolar que acontecia por causa dos altos preços dos livros didáticos.
Os trabalhos da COLTED foram desenvolvidos em duas fases: na primeira fase aconteceu a distribuição de livros por meio das bibliotecas-amostra; na segunda fase ocorreu a distribuição de livros para uso dos alunos. A Comissão foi extinta em 9 de junho de 1971, por meio do decreto nº 68.728, e suas funções foram incorporadas ao Instituto Nacional do Livro.

Resultados 1 até 25 de 241