Item - CEOSE-CROSE_m018p01 - Seminários para Coordenadores dos Planos Municipais, Plano de Trabalho CECINE, Desenvolvimento do Projeto Educacional do Nordeste e Correspondências, 1966 - 1968

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Título

CEOSE-CROSE_m018p01 - Seminários para Coordenadores dos Planos Municipais, Plano de Trabalho CECINE, Desenvolvimento do Projeto Educacional do Nordeste e Correspondências, 1966 - 1968

Data(s)

  • 1966 - 1968 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual, 72 páginas.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1966 - 1970)

História biográfica

Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).

História do arquivo

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Programação dos seminários para coordenadores dos planos municipais;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun sobre suas impressões da viagem a João Pessoa;
Plano de trabalho do CECINE - Seção de Pernambuco para 1967;
Memorando sobre a reunião na secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco;
Correspondências enviadas para o professor Carlos Frederico Maciel pelo professor Jacques Torfs e pelo professor Michel Debrun enviando estudo sobre "Matemáticas Educacionais"; informações, justificativas, comentários sobre lei; realização do curso sobre planejamento e administração da educação;
Correspondência enviada pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes ao Dr. Roberto Magalhães Melo sobre o adiamento do I Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional; sobre seminário sobre planejamento educacional;
Correspondência enviada ao Dr. Lincoln Cavalcante, diretor do departamento de recursos humanos, pelo professor Dumerval Trigueiro apresentando suas considerações sobre o Seminário sobre a Problemática de Educação no Nordeste;
Sugestões para a nova redação da página 2 do projeto de lei sobre planejamento;
Dados sobre atuação do governo federal no setor do ensino do estado de Pernambuco;
Desenvolvimento do projeto: Planejamento regional do nordeste na educação;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de Pernambuco; ao professor Nerval Jurema; ao reitor da Universidade Rural de Pernambuco; ao reitor da Universidade Católica de Pernambuco; ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco; ao diretor do Centro Regional de Pesquisas Educacionais pelo coordenador dos CEOSE sobre reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões;
Correspondências enviada ao reitor da Universidade de Pernambuco; ao diretor do CRPE; ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco; ao reitor da Universidade Católica de Pernambuco; secretário de Educação do Estado de Pernambuco; presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco pelo diretor do INEP sobre realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas Educacionais, destinados a administradores e técnicos a serviço da educação em todo o país.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Línguas e escritas

  • português do Brasil

Script(s)

Fontes

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

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Depósito físico

  • Caixa: CEOSE-CROSE_m018p01