Item - CEOSE-CROSE_m014p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre CEOSE e Documentos Elaborados Para Estudos, 1967 - 1968

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Título

CEOSE-CROSE_m014p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre CEOSE e Documentos Elaborados Para Estudos, 1967 - 1968

Data(s)

  • 1967 - 1968 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual, 88 páginas.

Área de contextualização

História do arquivo

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Correspondência enviada pelo coordenador do CEOSE convidando o secretário de educação do Rio Grande do Sul para o Encontro Regional sobre Planejamento de Educação;
Correspondência enviada para o Dr. Roberto Fachin pelo professor Jacques Torfs enviando fichas sobre os municípios para que sejam preenchidas e 5 cópias de questionário Paraná;
Correspondência enviada para o Dr. Luiz Leseigneur de Faria pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada para o Pe. José Carlos Nunes enviando anexo documento sobre matemáticas educacionais;
Estudo da matrícula da primeira série da escola primária: análise das estimativas do CEE para 1960 a 1964;
Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs informando a realização do I Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Recomendações sobre a reforma administrativa da secretaria de educação do estado do Rio Grande do Sul, por Jacques Torfs;
Dados sobre atuação do governo federal no setor de ensino do estado do Rio Grande do Sul ;
Correspondência enviada pelo coordenador dos CEOSE ao: reitor da Universidade Católica de Porto Alegre, da Universidade Rural do Sul; ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; ao reitor da Universidade Católica de Pelotas, diretor do centro regional de pesquisas educacionais; ao reitor da Universidade de Santa Maria, comunicando a reformulação do plano dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas de Ensino (CROSE), agora transformados em Colóquios Estaduais (CEOSE);
Correspondência enviada pelo professor Paulo de Almeida Campos ao professor Dumerval Trigueiro enviando relatório de viagem a Porto Alegre como membro da Comissão dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Paulo de Almeida Campos ao professor Alvaro Magalhães agradecendo e solicitando informações quanto ao programa dos CROSE;
Correspondências enviadas pelo professor Alvaro Magalhães sobre assuntos ligados aos colóquios;
Correspondência enviada pela Zilah Mattos Totta ao professor Paulo de Almeida Campos prestando disponibilidade para colaboração;
Correspondências enviadas pelo Dr. Carlos Correa Mascaro ao Sr. José Mariano da Rocha Filho, reitor da Universidade de Santa Maria; ao Sr. Carlos Rodrigues Peixoto, reitor da Universidade Rural Do Sul; ao Sr. Antonio Zattera, reitor da Universidade Católica de Pelotas; ao Sr. José Carlos Fonseca Milano, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ao Sr. secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; ao Sr. Alvaro Magalhães, diretor do CRPE; ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul sobre realização dos CROSE.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

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Depósito físico

  • Caixa: CEOSE-CROSE_m014p01