Item - CEOSE-CROSE_m018p01 - Seminários para Coordenadores dos Planos Municipais, Plano de Trabalho CECINE, Desenvolvimento do Projeto Educacional do Nordeste e Correspondências, 1966 - 1968

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CEOSE-CROSE_m018p01 - Seminários para Coordenadores dos Planos Municipais, Plano de Trabalho CECINE, Desenvolvimento do Projeto Educacional do Nordeste e Correspondências, 1966 - 1968

Date(s)

  • 1966 - 1968 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Textual, 72 páginas.

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Name of creator

(1961 - 1970)

Biographical history

Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Programação dos seminários para coordenadores dos planos municipais;
Correspondência enviada pelo professor Michel Debrun sobre suas impressões da viagem a João Pessoa;
Plano de trabalho do CECINE - Seção de Pernambuco para 1967;
Memorando sobre a reunião na secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco;
Correspondências enviadas para o professor Carlos Frederico Maciel pelo professor Jacques Torfs e pelo professor Michel Debrun enviando estudo sobre "Matemáticas Educacionais"; informações, justificativas, comentários sobre lei; realização do curso sobre planejamento e administração da educação;
Correspondência enviada pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes ao Dr. Roberto Magalhães Melo sobre o adiamento do I Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional; sobre seminário sobre planejamento educacional;
Correspondência enviada ao Dr. Lincoln Cavalcante, diretor do departamento de recursos humanos, pelo professor Dumerval Trigueiro apresentando suas considerações sobre o Seminário sobre a Problemática de Educação no Nordeste;
Sugestões para a nova redação da página 2 do projeto de lei sobre planejamento;
Dados sobre atuação do governo federal no setor do ensino do estado de Pernambuco;
Desenvolvimento do projeto: Planejamento regional do nordeste na educação;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de Pernambuco; ao professor Nerval Jurema; ao reitor da Universidade Rural de Pernambuco; ao reitor da Universidade Católica de Pernambuco; ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco; ao diretor do Centro Regional de Pesquisas Educacionais pelo coordenador dos CEOSE sobre reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões;
Correspondências enviada ao reitor da Universidade de Pernambuco; ao diretor do CRPE; ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco; ao reitor da Universidade Católica de Pernambuco; secretário de Educação do Estado de Pernambuco; presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco pelo diretor do INEP sobre realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas Educacionais, destinados a administradores e técnicos a serviço da educação em todo o país.

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  • Brazilian Portuguese

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Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

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  • Brazilian Portuguese

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