Item - PESQUISA_m1094p01 - Projeto de Organização e Implantação de Classes Experimentais, 1956 - 1959

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PESQUISA_m1094p01 - Projeto de Organização e Implantação de Classes Experimentais, 1956 - 1959

Date(s)

  • 1956 - 1959 (Creation)

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Textual, 185 páginas.

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Archival history

O acervo documental do Arquivo Histórico do Inep inicialmente é organizado por séries documentais dispostas dentro da Seção de Fundo Histórico. Tal classificação é derivada de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do Ministério da Educação - MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática a qual envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até 1997, ano em que o Inep se tornou oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448/97. Atualmente é coordenado pela Coordenação de Disseminação de Informação - CGDI. As séries compõem-se majoritariamente por documentos textuais, iconográficos e cartográficos.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas à Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Disseminar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de um objetivo institucional de difusão de sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional.

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Scope and content

O dossiê reúne documentos relacionados ao projeto de organização e implantação de classes experimentais no curso ginasial (ensino secundário), desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em cooperação com instituições de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Inclui programas de curso por disciplina, relações de escolas e professores envolvidos, questionários de entrevista aplicados a diretores e alunos, correspondência institucional, propostas pedagógicas, relatórios de observação, registros administrativos e recortes de jornal.

Entre os locais visitados e analisados estão o Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), o Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP), o Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) e o Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (Nova Friburgo/RJ). As visitas técnicas e entrevistas foram conduzidas por representantes do CBPE e da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), com o objetivo de avaliar a eficácia pedagógica, estrutura curricular e aspectos organizacionais das classes experimentais.

O material reflete os esforços de renovação do ensino secundário no Brasil a partir da experimentação metodológica, da integração entre teoria e prática pedagógica e da articulação entre universidades, colégios de aplicação e órgãos de pesquisa educacional.

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Acesso livre.

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Digitalização. Cópia.

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  • Brazilian Portuguese

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Digitalizado pela empresa Fokus Informática e Microfilmagem Eireli - EPP.

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Maio de 2025; Arquivo Histórico; INEP.

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

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