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Sonoro; Arquivo MP3 (.mp3); Tempo: 00:04:58.
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Biographical history
O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi oficializado pelo decreto nº 62.455, de 22 de março de 1968. Embora oficialmente estabelecido naquele ano, o movimento teve sua criação em 15 de dezembro de 1967, Dia Internacional da Alfabetização, por meio da Lei nº 5.379 durante o governo de Costa e Silva. Sua implementação, no entanto, só ocorreu em 1970, quando Emílio Garrastazu Médici assumiu a presidência, e Jarbas Passarinho era o Ministro da Educação.
Vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, o MOBRAL tinha como missão implementar o Plano de Alfabetização Funcional e a Educação Continuada para Adolescentes e Adultos, entre outros projetos que visavam diversificar as abordagens de ensino e inclusão social. Tinha como foco a alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais que não soubessem ler e escrever. O principal objetivo era promover a alfabetização funcional e a continuidade da educação por meio de cursos específicos, com duração prevista de nove meses.
O MOBRAL surgiu como um programa do governo militar para ir contra o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, lançado em janeiro de 1964, coordenado por Paulo Freire, apesar de usar métodos de ensino parecidos. O programa enfrentou diversos desafios ao longo dos anos, tanto em termos de estrutura quanto de custos. O financiamento do MOBRAL dependia de recursos da União, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, incentivos fiscais ( até 2% de desconto no do Imposto de Renda) e uma parcela da Loteria Esportiva, o que representava um alto custo para o governo.
Em 1975, o programa foi alvo de uma investigação por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal. A investigação foi desencadeada após denúncias sobre a inclusão indevida de crianças de 9 a 14 anos no programa, o que gerou críticas à sua execução e resultou na versão "MOBRALZINHO", que visava atender essa faixa etária. Além disso, as críticas à falta de resultados efetivos e a questão do elevado custo de manutenção começaram a afetar a imagem do programa.
Em meio a esses desafios, o MOBRAL foi se modificando ao longo do tempo, criando novos programas e tentando se adaptar às necessidades de uma população maior. Porém, a pressão política e os custos elevados se tornaram insustentáveis.
O MOBRAL foi extinto pelo Decreto nº 92.374 de 6 de fevereiro de 1985, no governo do José Sarney e foi criada a Fundação EDUCAR, que visava substitui o MOBRAL. Por fim, a Fundação Educar foi extinta em 1990. O fim do MOBRAL também foi motivado pela insatisfação com os resultados do programa, que não conseguiu reduzir de forma significativa os índices de analfabetismo, e pela crescente necessidade de reformular as estratégias de educação de adultos e jovens no Brasil.
Archival history
O acervo documental do Arquivo Histórico do Inep inicialmente é organizado por séries documentais dispostas dentro da Seção de Fundo Histórico. Tal classificação é derivada de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do Ministério da Educação - MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até chegar no modelo atual o qual obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até 1997, ano em que o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448/97. Atualmente é coordenado pela Coordenação de Disseminação de Informação - CGDI. As séries compõem-se majoritariamente por documentos textuais, iconográficos e cartográficos.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas à Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Disseminar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de um objetivo institucional de difusão de sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
(SIC)
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
Meu boi é bonito
É de malambá
Depois de janeiro
Vamos festejar
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
Meu boi é bonito
Meu boi é pintado
Meu boi é descente
Meu boi é ladrado
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
Meu boi é descente
Meu boi é sabido
Meu boi é ladrado
Meu boi é vestido
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E meu boi é sabido
Porque aprendeu
A toda essa turma
Vem dar seu adeus
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E chame Guardemar
Pra ele compra
Esse boi tá gordo
Tá bom de matar
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E eu entro na linha
Não saio do trilho
Tirei oito quilo
Mandei pra Erílio
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E tem muito freguês
É preciso poupar
1/4 do boi
Pra turma do MOBRAL
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E o moço seu Gunza
Me falou primeiro
Por está viúvo
Quer 1/4 inteiro
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E Dedé de Arthur
É um mintirento
Tirei 5 quilo
Da maçã do peito
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E também tem Manuca
Que é amigão
Tirou 5 quilo
Deu pra Damião
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E meu boi é bonito
Filho de Mocó
Tirei 5 quilo
Pra Zé de Cocó
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
O meu boi é bonito
Meu boi é mansão
Tirei 4 quilo
Pra Napoleão
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E tem Cisco de Olício
Também quer comprar
2 quilo de carne
Pra ferventar
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
E tem a dona Orga
Também quer comprar
3 quilo da coxão
Pra assar
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
Eu riparto meu boi
Com muita alegria
3 quilo de carne
Mandei pra Faria
Ê boi
Ta ra ra ra
Ta ra ra ra
Ô ta ra ra ra (2x)
Appraisal, destruction and scheduling
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Acesso livre.
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Áudio MP3 (.mp3).
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- Brazilian Portuguese
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O Arquivo Histórico tem o compromisso preservar o conteúdo da forma mais fiel possível, respeitando a fala original e o contexto em que o áudio foi produzido. Estamos abertos a sugestões ou correções e caso seja identificado algo que possa ser melhorado, entre em contado com a equipe pelo e-mail arquivo.historico@inep.gov.br.
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Maio de 2025; Arquivo Histórico; INEP.
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- Brazilian Portuguese