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- 1959 - 1961 (Creation)
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Textual, 196 páginas.
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Biographical history
Archival history
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
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Scope and content
Correspondências sobre Cursos de Especialistas em Educação, realizados no CRPE-SP, incluindo relação de convites para encerramento do III Curso de Especialistas em Educação e devolutivas. Os Cursos de Especialização em Educação eram realizados em virtude do convênio entre UNESCO e Governo do Brasil para erradicação do analfabetismo e a extensão da educação primária gratuita e obrigatória na América Latina;
Correspondências trocadas entre Oscar Vera L., Coordenador do projeto Principal n°1, da UNESCO, e Heladio Cesar G. Antunha, sobre o Informe Final do Seminário de Escolas Associadas e o livro “La Clase em Acción”, do professor Dottrens;
Composição da mesa nas solenidades de inauguração e encerramento do III Curso de Especialistas em Educação Para América Latina;
Correspondências sobre nomeação de J. H. Mundy como Especialista em Planejamento Educacional da UNESCO no Brasil;
Recorte do jornal “Correio da Manhã”, de 27 de abil de 1960, com a manchete “Ensino Primário na América Latina”;
Plano de Estudo para o III Curso de Especialistas em Educação de 1960, elaborado pelo Professor Oscar Vera, enviado por José Blat Gimeno, Especialista em Educação, a Don Fernando de Azevedo, Diretor do CRPE-SP;
Informações Gerais sobre o III Curso de Especialistas em Educação para América Latina, realizado em 1960, e anexo com Sugestão de Programa para os Cursos;
Documento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo, com o Programa de Estatística para o Centro Regional de Pesquisas Educacionais para o Curso de Especialistas em Educação;
Pedido de Anísio Teixeira ao Diretor do CRPE para que verifique a possibilidade de aumento do valor da bolsa paga aos cursistas;
Orçamento para o III Curso de Especialistas em Educação.
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Acesso livre.
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- Spanish
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- Brazilian Portuguese
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Dates of creation revision deletion
Julho de 2022; Arquivo Histórico; INEP.
Language(s)
- Brazilian Portuguese
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CRPE-SP_m0153p01.pdf
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Text
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