Item - CRPE-SP_m0153p01 - Correspondências referentes ao III Curso de Especialistas em Educação, 1959 - 1961

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Título

CRPE-SP_m0153p01 - Correspondências referentes ao III Curso de Especialistas em Educação, 1959 - 1961

Data(s)

  • 1959 - 1961 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual, 196 páginas.

Área de contextualização

História do arquivo

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Correspondências sobre Cursos de Especialistas em Educação, realizados no CRPE-SP, incluindo relação de convites para encerramento do III Curso de Especialistas em Educação e devolutivas. Os Cursos de Especialização em Educação eram realizados em virtude do convênio entre UNESCO e Governo do Brasil para erradicação do analfabetismo e a extensão da educação primária gratuita e obrigatória na América Latina;
Correspondências trocadas entre Oscar Vera L., Coordenador do projeto Principal n°1, da UNESCO, e Heladio Cesar G. Antunha, sobre o Informe Final do Seminário de Escolas Associadas e o livro “La Clase em Acción”, do professor Dottrens;
Composição da mesa nas solenidades de inauguração e encerramento do III Curso de Especialistas em Educação Para América Latina;
Correspondências sobre nomeação de J. H. Mundy como Especialista em Planejamento Educacional da UNESCO no Brasil;
Recorte do jornal “Correio da Manhã”, de 27 de abil de 1960, com a manchete “Ensino Primário na América Latina”;
Plano de Estudo para o III Curso de Especialistas em Educação de 1960, elaborado pelo Professor Oscar Vera, enviado por José Blat Gimeno, Especialista em Educação, a Don Fernando de Azevedo, Diretor do CRPE-SP;
Informações Gerais sobre o III Curso de Especialistas em Educação para América Latina, realizado em 1960, e anexo com Sugestão de Programa para os Cursos;
Documento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo, com o Programa de Estatística para o Centro Regional de Pesquisas Educacionais para o Curso de Especialistas em Educação;
Pedido de Anísio Teixeira ao Diretor do CRPE para que verifique a possibilidade de aumento do valor da bolsa paga aos cursistas;
Orçamento para o III Curso de Especialistas em Educação.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • espanhol
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Julho de 2022; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

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Zona da incorporação

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Depósito físico

  • Caixa: CRPE-SP_m0153p01