Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1960 - 1962 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental simple
Volumen y soporte
Textual, 136 páginas.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Institución archivística
Historia archivística
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Relatório sobre o V Curso de Especialistas em Educação para América Latina;
Correspondências sobre participação de profissionais nos cursos realizados pelo CRPE-SP;
Correspondências sobre convites para participação nas cerimônias de encerramento e inauguração dos Cursos e Seminários desenvolvidos em 1962 no CRPE-SP;
Relatório intitulado “Encerram-se os cursos de especialistas em educação, de pesquisadores educacionais e de recursos audiovisuais no CRPE-SP”;
Composição da mesa para a solenidade de encerramento dos cursos de especialistas em educação, de pesquisadores e de recursos audiovisuais;
Correspondência com relação de nomes para envio de convite para solenidade de encerramento do V CEEAL;
Documentos da UNESCO intitulados:
- “La evolucion de la mujer presidira los destinos del mundo – Uma encuesta de la UNESCO em ocho países”;
- “Cursos de especialistas de educacion en San Pablo Um trabajo paciente de investigación y confrontación de opiniones”;
- “El movimento educativo mundial en 1960-1961 – América latina en el primer lugar del nivel de inversiones”;
- “Proyecto principal sobre extension y mejoramiento de la educacion primaria em America Latina – Para la formación universitária de especialistas en educación primaria”, com trabalhos da Argentina, Brasil e Chile;
Correspondências, em inglês, trocadas entre Heladio Antunha, diretor da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério, e Professor Stanley Applegate, com relatórios e itinerário das viagens do professor pelo Brasil;
Correspondências sobre bolsas de estudo para professores estrangeiros para o Curso de Especialistas em Educação da Bahia e Espírito Santo;
Projeto Principal n°1 da UNESCO relativo à extensão do ensino primário na América Latina – V Curso de Especialistas em Educação para a América Latina;
Correspondências sobre o Projeto Principal n° 1.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Acesso livre.
Condiciones
Digitalização. Cópia.
Idioma del material
- portugués de Brasil
- inglés
- español
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Julho de 2022; Arquivo Histórico; INEP.
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Objeto digital metadatos
Nombre del archivo
CRPE-SP_m0095p01.PDF
Latitude
Longitude
Tipo de soporte
Texto
Tipo de documento MIME
application/pdf