Item - CRPE-SP_m0095p01 - Documentos Relacionados ao V Curso de Especialistas em Educação para América Latina, 1960 - 1962

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CRPE-SP_m0095p01 - Documentos Relacionados ao V Curso de Especialistas em Educação para América Latina, 1960 - 1962

Date(s)

  • 1960 - 1962 (Creation)

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Textual, 136 páginas.

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Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

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Scope and content

Relatório sobre o V Curso de Especialistas em Educação para América Latina;
Correspondências sobre participação de profissionais nos cursos realizados pelo CRPE-SP;
Correspondências sobre convites para participação nas cerimônias de encerramento e inauguração dos Cursos e Seminários desenvolvidos em 1962 no CRPE-SP;
Relatório intitulado “Encerram-se os cursos de especialistas em educação, de pesquisadores educacionais e de recursos audiovisuais no CRPE-SP”;
Composição da mesa para a solenidade de encerramento dos cursos de especialistas em educação, de pesquisadores e de recursos audiovisuais;
Correspondência com relação de nomes para envio de convite para solenidade de encerramento do V CEEAL;
Documentos da UNESCO intitulados:

  • “La evolucion de la mujer presidira los destinos del mundo – Uma encuesta de la UNESCO em ocho países”;
  • “Cursos de especialistas de educacion en San Pablo Um trabajo paciente de investigación y confrontación de opiniones”;
  • “El movimento educativo mundial en 1960-1961 – América latina en el primer lugar del nivel de inversiones”;
  • “Proyecto principal sobre extension y mejoramiento de la educacion primaria em America Latina – Para la formación universitária de especialistas en educación primaria”, com trabalhos da Argentina, Brasil e Chile;
    Correspondências, em inglês, trocadas entre Heladio Antunha, diretor da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério, e Professor Stanley Applegate, com relatórios e itinerário das viagens do professor pelo Brasil;
    Correspondências sobre bolsas de estudo para professores estrangeiros para o Curso de Especialistas em Educação da Bahia e Espírito Santo;
    Projeto Principal n°1 da UNESCO relativo à extensão do ensino primário na América Latina – V Curso de Especialistas em Educação para a América Latina;
    Correspondências sobre o Projeto Principal n° 1.

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Julho de 2022; Arquivo Histórico; INEP.

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  • Brazilian Portuguese

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