Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1962 (Production)
Niveau de description
Pièce
Étendue matérielle et support
Textual, 112 páginas.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Histoire archivistique
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Documentos sobre o do I Seminário para Treinamento de Pessoal em Pesquisas Educacionais: Programação; Plano elaborado por Robert Brackenbury e Heládio Antunha;
Formulário para solicitação de bolsa; Informações Gerais; Inventário de Opiniões sobre Atitudes em Relação à Educação; Questionário sobre Opinião Pública; Questionário sobre Atitude e Opinião; Livros de Administração Escolar em português - bibliografia; Bibliografia sobre pesquisas em sociologia da educação; O Lugar da Pesquisa em Administração – de Samuel Kermoian; V Curso de Especialistas em Educação para América Latina – Problemas educacionais do Brasil (Ciclo de conferências e debates); Psicologia Educacional – de H. C. Lindgren; Folha de pontualidade com nome dos participantes; História de uma pesquisa; O administrador vê a pesquisa – de Samuel Kermoian; Modelo de atestado de frequência; Bibliografia para o curso de psicologia educacional; Valores de classe média nas escolas brasileiras; Planejamento em administração; Informações úteis ao planejamento; Desenvolvimento de um plano de pesquisa; Áreas para a coleta de dados para o planejamento; Planejamento educacional inclusivo; Computing the index of status characteristics; Trabalho a ser realizado pelos bolsistas do grupo de psicologia educacional; Exame preliminar sobre princípios estatísticos; Conversion of weighted totals to social-class form; old americans (non-ethnic);
Currículos de pesquisadores: Paul Alvin Poe, Robert L. Brackenbury, Carlos Correa Mascaro, Henry Clay Lindgren, Samuel B. Kermoian.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Acesso livre.
Conditions de reproduction
Digitalização. Cópia.
Langue des documents
- portugais brésilien
- anglais
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Générer l'instrument de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
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Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Junho de 2022; Arquivo Histórico; INEP.
Langue(s)
- portugais brésilien