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Date(s)
- 1962 (Creation)
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Textual, 112 páginas.
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Biographical history
Archival history
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Documentos sobre o do I Seminário para Treinamento de Pessoal em Pesquisas Educacionais: Programação; Plano elaborado por Robert Brackenbury e Heládio Antunha;
Formulário para solicitação de bolsa; Informações Gerais; Inventário de Opiniões sobre Atitudes em Relação à Educação; Questionário sobre Opinião Pública; Questionário sobre Atitude e Opinião; Livros de Administração Escolar em português - bibliografia; Bibliografia sobre pesquisas em sociologia da educação; O Lugar da Pesquisa em Administração – de Samuel Kermoian; V Curso de Especialistas em Educação para América Latina – Problemas educacionais do Brasil (Ciclo de conferências e debates); Psicologia Educacional – de H. C. Lindgren; Folha de pontualidade com nome dos participantes; História de uma pesquisa; O administrador vê a pesquisa – de Samuel Kermoian; Modelo de atestado de frequência; Bibliografia para o curso de psicologia educacional; Valores de classe média nas escolas brasileiras; Planejamento em administração; Informações úteis ao planejamento; Desenvolvimento de um plano de pesquisa; Áreas para a coleta de dados para o planejamento; Planejamento educacional inclusivo; Computing the index of status characteristics; Trabalho a ser realizado pelos bolsistas do grupo de psicologia educacional; Exame preliminar sobre princípios estatísticos; Conversion of weighted totals to social-class form; old americans (non-ethnic);
Currículos de pesquisadores: Paul Alvin Poe, Robert L. Brackenbury, Carlos Correa Mascaro, Henry Clay Lindgren, Samuel B. Kermoian.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
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Conditions governing access
Acesso livre.
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Digitalização. Cópia.
Language of material
- Brazilian Portuguese
- English
Script of material
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Dates of creation revision deletion
Junho de 2022; Arquivo Histórico; INEP.
Language(s)
- Brazilian Portuguese