Item - CODI_m035p11 - Correspondências Diversas das Secretarias de Educação de Vários Estados, 1948 - 1953

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Title

CODI_m035p11 - Correspondências Diversas das Secretarias de Educação de Vários Estados, 1948 - 1953

Date(s)

  • 1948 - 1953 (Creation)

Level of description

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Extent and medium

Textual, 40 páginas.

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Name of creator

(1975)

Administrative history

Decreto Nº 75.625, de 17 de abril de 1975, determinou a Coordenadoria de Documentação e Informações como parte da estrutura básica do INEP.
A Coordenadoria de Documentação e Informações do INEP é composta pelos seguintes setores e seções: Seção de Controle e Avaliação (SECON), Seção de Pergunta-Resposta (SEPER), Biblioteca Núcleo (BNu), Seção de Publicações (SEP), Seção de Thesaurus e Setor de Audiovisual.

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Correspondência referente aos serviços federais de educação no Estado do Piauí, incluindo rápidas referências à Campanha de Alfabetização de Adultos e a construção de prédios escolares;
Correspondência do diretor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, solicitando ao INEP uma ajuda para a elaboração de um regimento para a escola;
Correspondência do diretor da Universidade de São Paulo, referente a visita da Técnica de Administração, Ernestina Giordano, ao INEP para conhecer as atividades do Órgão;
Correspondência de agradecimento do secretario de Educação e Cultura do Estado do Paraná, sobre a ajuda do INEP na reestruturação da educação e cultura do estado;
Correspondência de oferecimento de uma bolsa de estudos na Universidade de Oviedo;
Folheto, em espanhol, contendo o programa dos curso da Universidade Literária de Oviedo de 1949;
Convite da UNESCO, para o Seminário sobre o Ensino de Línguas Vivas, entre os dias 2 a 26 de agosto de 1953;
Correspondência do diretor do INEP, Anísio Teixeira, ao superintendente do Ensino Primário de Porto Alegre, sobre a realização de um levantamento geral da carreira do magistério primário no Brasil, não consta o anexo do questionário citado no documento;
Correspondência do diretor do INEP, Anísio Teixeira, ao secretário da Prefeitura Municipal de Londrina, em resposta do documento do secretário sobre a instalação de uma escola rural modelo, enviado os anexos dos decretos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e as portarias de Minas Gerais que falam sobre o Ensino Rural.

Appraisal, destruction and scheduling

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Conditions governing access

Acesso livre.

Conditions governing reproduction

Digitalização. Cópia.

Language of material

  • Spanish
  • Brazilian Portuguese

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Note

Este conjunto documental possui informações incompletas. Foi mantida a ordem dos documentos físicos encontrados na pasta.

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Dates of creation revision deletion

Abril de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

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