Item - CODI_m035p08 - Solicitações e Correspondências Diversas, 1952-1953

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Código de referência

Título

CODI_m035p08 - Solicitações e Correspondências Diversas, 1952-1953

Data(s)

  • 1952 - 1953 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual, 22 páginas.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1975)

História administrativa

Decreto Nº 75.625, de 17 de abril de 1975, determinou a Coordenadoria de Documentação e Informações como parte da estrutura básica do INEP.
A Coordenadoria de Documentação e Informações do INEP é composta pelos seguintes setores e seções: Seção de Controle e Avaliação (SECON), Seção de Pergunta-Resposta (SEPER), Biblioteca Núcleo (BNu), Seção de Publicações (SEP), Seção de Thesaurus e Setor de Audiovisual.

História do arquivo

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Telegrama para o Professor Anísio Teixeira solicitando colaboração, enviando o Regimento Interno do Instituto de Educação do Distrito Federal, para que sirva de base para o Regimento Interno do Instituo de Educação de Curitiba;
Recibo do Roberto Kiribão Cavalcante, sobre a importância de quinhentos cruzeiros do INEP;
Ofício informando que começaram os trabalhos escolares do Instituo América de Cuité, na Paraíba, consta o corpo docente do Instituo;
Oficio de apresentação da professora Maria Odete de Araujo Braz, diretora do Curso Normal Rural de Cantagalo, Rio de Janeiro;
Comunicado informando o funcionamento da Escola Normal Rural de Coary do Instituto Popular de Coary, sendo a única escola normal em atividade;
Convite para o Segundo Seminário de Educação Rural na Fazenda do Rosário em Ibirete, em Minas Gerais, de 13 a 20 de novembro de 1953;
Despacho com os nomes dos integrantes da comitiva do INEP, para o Seminário de Educação Rural em Minas Gerais;
Ficha de inscrição para o Segundo Seminário de Educação Rural;
Ofício do Secretario de Estado da Educação de Goiânia, sobre o recebimento de dois exemplares de "A Matemática no Curso Primário";
Telegramas a Murilo Braga, de Sylvio Rabello, secretário de educação de Recife, sobre as ultimas noticias dos regulamentos da Secretaria e do Ensino Primário do Estado de Pernambuco;
Telegrama ao professor Anísio Teixeira, do diretor Afonso Pereira de João Pessoa, agradecendo ao favor prestado ao Ensino Normal no Estado da Paraíba;
Reposta do diretor do INEP, Anísio Teixeira, ao Telegrama do secretario Hildemar Pimentel Maia do Território do Amapá, que essa secretaria pode aceitar inscrições de alunos do curso primário sem baixar o nível do exame de admissão;
Telegrama do Secretário de Macapá solicitando informações se poderia aceitar inscrição de alunos com certificados de conclusão elementar ou somente de possuírem curso primário completo;
Telegrama de Maria Olindina Trindade, do Curso Normal Monteiro Lobato de Boa Vista, ao INEP, sobre a possibilidade dos alunos com certificado de regente de ensino primário expedido pelo Curso Normal Regional, poderem ingressar no quadro permanente de professor primário. Recebendo como resposta do INEP, que caberá ao Governo do Território a solução do caso;
Cópia da Ata de Organização da Sociedade Cooperativa pró Fundação do Ginásio Otaviano de Morais de Paraúna, Estado de Goiás.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Este conjunto documental possui informações incompletas. Foi mantida a ordem dos documentos físicos encontrados na pasta.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Abril de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados

Depósito físico

  • Caixa: CODI_m035p08