Pièce - CODI_m035p08 - Solicitações e Correspondências Diversas, 1952-1953

Open original Document numérique

Zone d'identification

Cote

Titre

CODI_m035p08 - Solicitações e Correspondências Diversas, 1952-1953

Date(s)

  • 1952 - 1953 (Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Textual, 22 páginas.

Zone du contexte

Nom du producteur

(1975)

Histoire administrative

Decreto Nº 75.625, de 17 de abril de 1975, determinou a Coordenadoria de Documentação e Informações como parte da estrutura básica do INEP.
A Coordenadoria de Documentação e Informações do INEP é composta pelos seguintes setores e seções: Seção de Controle e Avaliação (SECON), Seção de Pergunta-Resposta (SEPER), Biblioteca Núcleo (BNu), Seção de Publicações (SEP), Seção de Thesaurus e Setor de Audiovisual.

Histoire archivistique

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Telegrama para o Professor Anísio Teixeira solicitando colaboração, enviando o Regimento Interno do Instituto de Educação do Distrito Federal, para que sirva de base para o Regimento Interno do Instituo de Educação de Curitiba;
Recibo do Roberto Kiribão Cavalcante, sobre a importância de quinhentos cruzeiros do INEP;
Ofício informando que começaram os trabalhos escolares do Instituo América de Cuité, na Paraíba, consta o corpo docente do Instituo;
Oficio de apresentação da professora Maria Odete de Araujo Braz, diretora do Curso Normal Rural de Cantagalo, Rio de Janeiro;
Comunicado informando o funcionamento da Escola Normal Rural de Coary do Instituto Popular de Coary, sendo a única escola normal em atividade;
Convite para o Segundo Seminário de Educação Rural na Fazenda do Rosário em Ibirete, em Minas Gerais, de 13 a 20 de novembro de 1953;
Despacho com os nomes dos integrantes da comitiva do INEP, para o Seminário de Educação Rural em Minas Gerais;
Ficha de inscrição para o Segundo Seminário de Educação Rural;
Ofício do Secretario de Estado da Educação de Goiânia, sobre o recebimento de dois exemplares de "A Matemática no Curso Primário";
Telegramas a Murilo Braga, de Sylvio Rabello, secretário de educação de Recife, sobre as ultimas noticias dos regulamentos da Secretaria e do Ensino Primário do Estado de Pernambuco;
Telegrama ao professor Anísio Teixeira, do diretor Afonso Pereira de João Pessoa, agradecendo ao favor prestado ao Ensino Normal no Estado da Paraíba;
Reposta do diretor do INEP, Anísio Teixeira, ao Telegrama do secretario Hildemar Pimentel Maia do Território do Amapá, que essa secretaria pode aceitar inscrições de alunos do curso primário sem baixar o nível do exame de admissão;
Telegrama do Secretário de Macapá solicitando informações se poderia aceitar inscrição de alunos com certificados de conclusão elementar ou somente de possuírem curso primário completo;
Telegrama de Maria Olindina Trindade, do Curso Normal Monteiro Lobato de Boa Vista, ao INEP, sobre a possibilidade dos alunos com certificado de regente de ensino primário expedido pelo Curso Normal Regional, poderem ingressar no quadro permanente de professor primário. Recebendo como resposta do INEP, que caberá ao Governo do Território a solução do caso;
Cópia da Ata de Organização da Sociedade Cooperativa pró Fundação do Ginásio Otaviano de Morais de Paraúna, Estado de Goiás.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Acesso livre.

Conditions de reproduction

Digitalização. Cópia.

Langue des documents

  • portugais brésilien

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Note

Este conjunto documental possui informações incompletas. Foi mantida a ordem dos documentos físicos encontrados na pasta.

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Abril de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Document numérique (Matrice) zone des droits

Document numérique (Référence) zone des droits

Document numérique (Vignette) zone des droits

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés

Localisation physique

  • Boîte: CODI_m035p08