Pièce - CEOSE-CROSE_m057p01 - Correspondências Enviadas pelos Peritos da UNESCO sobre Ensino e Despesas com Ensino, 1968

Open original Document numérique

Zone d'identification

Cote

Titre

CEOSE-CROSE_m057p01 - Correspondências Enviadas pelos Peritos da UNESCO sobre Ensino e Despesas com Ensino, 1968

Date(s)

  • 1968 (Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Textual, 99 páginas.

Zone du contexte

Nom du producteur

(1966 - 1970)

Notice biographique

Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).

Histoire archivistique

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando relatório das atividades durante os anos de 1966 a 1968, a serviço dos CEOSE, envia também, trabalho para os meses de março a maio;
Recomendações sobre a organização administrativa do sistema de planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, pelo professor Jacques Torfs;
Cálculo e projeção da matrícula e dos principais parâmetros educacionais, de 1966 a 1970, do ensino primário de Minas Gerais, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando tabelas de comentários sobre a evolução provável da matrícula e das despesas com o ensino, entre 1964 e 1970;
Memorando sobre a organização do planejamento educacional na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando estudo sobre "Matemáticas Educacionais";
Correspondência enviada ao professor Medeiros Vieira, pelo professor Michel Debrun, informando sobre o estatístico Marco Antonio Pimentel;
Recomendações sobre sistema de fichas e computadores para o SENAI - São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do SENAI, pelo professor Jacques Torfs, enviando descrição das principais operações a serem realizadas por um computador eletrônico, na análise da situação e condições educacionais, financeiras e sociais da mão de obra no Estado de São Paulo, na projeção da evolução provável dessas situações e condições no futuro e no cálculo dos custos do treinamento dos operários;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia dos cálculos da Matrícula Provável das séries do ensino primário, nas escolas do Estado da Bahia, em 1965 e 1970.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Acesso livre.

Conditions de reproduction

Digitalização. Cópia.

Langue des documents

  • portugais brésilien
  • français

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Document numérique (Matrice) zone des droits

Document numérique (Référence) zone des droits

Document numérique (Vignette) zone des droits

Zone des entrées

Sujets associés

Genres associés

Lieux associés

Localisation physique

  • Boîte: CEOSE-CROSE_m057p01