Minas Gerais (MG)

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Campanhas de Construções Escolares_m005p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1961

Termo de acordo especial celebrado entre o MEC, INEP e os governos dos Estados e Municípios do Maranhão, Piauí, Sergipe, Paraíba, Goiás, Guanabara, Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais para concessão de auxílio destinado a equipamento escolar, treinamento de professores; Acordo de convênio entre INEP e o Serviço de Estatística da Educação - SEEC para a apuração de estatística do ensino primário relativo ao ano de 1961.

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CRPE-MG_m008p02 - Informações sobre as Atividades Desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas

Informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro Regional de Pesquisas referente aos cursos destinados ao aperfeiçoamento de professores primários, professores de escolas normais e ginásios e também um curso para inspetores regionais de ensino.

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CRPE-MG_m010p02 - Recibos de Pagamento de Cursos para Professores Supervisores e Adjuntas, 1956

Comprovantes de pagamento de prestadores de serviço e de professores, por aulas ministradas na ocasião do "2º Concurso para Supervisores e Adjuntas, Professores Orientadores do Ensino Rural" do Instituto Superior de Educação Rural da Fazenda do Rosário, em Betim.

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CEOSE-CROSE_m030p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelo Professor Ralph Von Gersdorff, 1969

Cartas enviada pela perita Isabelle Deblé, sobre colaboradoras(es) que trabalharam com ela;
Correspondências enviadas ao diretor do INEP, solicitando autorização de pagamento do pessoal;
Correspondência enviada pelo planejador da educação da UNESCO, Ralph von Gersdorff, enviando seus trabalhos realizados;
Bibliografia sobre educação em geral, planejamento e economia da educação;
Bibliografia de obras brasileiras no campo da educação;
A pesquisa econômica aplicada à educação, por Ralph von Gersdorff;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no Primeiro Congresso dos Bancos de Desenvolvimento Brasileiro, em Araxá, Minas Gerais;
Bibliografia sobre o planejamento da educação, elaborada pelo Setor Educação Episcopado Latino-Americano;
Bibliografia sobre economia da educação, compilada por Ralph von Gersdorff;
Publicação do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIEP);
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, solicitando estante;
Relatório do estudo realizado na USP, por Maria Antônia de Jesus;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no Primeiro Congresso Brasileiro de Bancos de Desenvolvimento, por Ralph von Gersdorff;
Currículo do Ralph von Gersdorff;
Bibliografia sobre cálculo do custo unitário do ensino médio;
Bibliografia sobre custos e produtividade em educação;
Estudos sobre educação no Brasil, por Ralph von Gersdorff;
Cursos de especialização em princípios e métodos do planejamento educacional, na faculdade de filosofia e educação da Universidade do Estado da Guanabara, por Ralph von Gersdorff;
Sugestões para estabelecer currículos mínimos para a formação de planejadores educacionais, por Ralph von Gersdorff;
Correspondência enviada ao padre Vasconcellos, pelo Ralph von Gersdorff, enviando seus trabalhos;
Correspondência enviada ao professor Paul Jobim Bittencout, pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, encaminhado nota sobre curso que integra o departamento de Fundamentos Sociológicos da Educação;
Correspondência enviada ao professor Raul Jobim Bittencourt, pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, sobre a organização da disciplina Cultura Brasileira;
Correspondência enviada ao chefe de contabilidade do INEP, pela técnica do CEOSE, Lucia Maria Nagasawa, solicitando declaração de imposto de renda dos salários recebidos em 1968;
Correspondências enviadas ao diretor do INEP, pela técnica do CEOSE, Lucia Maria Nagasawa, sobre reembolso de despesa;
Atuação do CEOSE no Paraná;
Sugestões para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, por Ralph von Gersdorff;
Projeto de programa e orçamento para 1969 - 1970;
Roteiro para elaboração de projetos de educação agrícola;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela secretária executiva dos CEOSE, Regina Rocha Freire, solicitando autorização de compra de passagem e pagamento de servidores;
Esboço para uma participação do INEP e da UESCO no Primeiro Congresso dos Bancos de Desenvolvimento Brasileiro em Araxá;
Um sistema de Assistência Técnica;
Relação dos funcionários dos CEOSE;
Inquérito sobre a cooperação internacional ou estrangeira para o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições brasileiras;
Sumula das atividades do CEOSE.

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CODI-SOEP_m106p01 - Provas de Seleção Aplicadas aos Candidatos do Concurso para Carteiro, 1944

Cálculos estatísticos e modelos das provas de Nível Mental e Aptidão aplicadas aos candidatos do concurso para carteiro, realizados nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, todas as provas foram promovidas pelo Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP.

CEOSE-CROSE_m057p01 - Correspondências Enviadas pelos Peritos da UNESCO sobre Ensino e Despesas com Ensino, 1968

Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, encaminhando relatório das atividades durante os anos de 1966 a 1968, a serviço dos CEOSE, envia também, trabalho para os meses de março a maio;
Recomendações sobre a organização administrativa do sistema de planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, pelo professor Jacques Torfs;
Cálculo e projeção da matrícula e dos principais parâmetros educacionais, de 1966 a 1970, do ensino primário de Minas Gerais, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando tabelas de comentários sobre a evolução provável da matrícula e das despesas com o ensino, entre 1964 e 1970;
Memorando sobre a organização do planejamento educacional na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao professor Carlos Pasquale, pelo professor Jacques Torfs, enviando estudo sobre "Matemáticas Educacionais";
Correspondência enviada ao professor Medeiros Vieira, pelo professor Michel Debrun, informando sobre o estatístico Marco Antonio Pimentel;
Recomendações sobre sistema de fichas e computadores para o SENAI - São Paulo, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao diretor do SENAI, pelo professor Jacques Torfs, enviando descrição das principais operações a serem realizadas por um computador eletrônico, na análise da situação e condições educacionais, financeiras e sociais da mão de obra no Estado de São Paulo, na projeção da evolução provável dessas situações e condições no futuro e no cálculo dos custos do treinamento dos operários;
Correspondência enviada ao secretário de educação da Bahia, pelo professor Jacques Torfs, enviando cópia dos cálculos da Matrícula Provável das séries do ensino primário, nas escolas do Estado da Bahia, em 1965 e 1970.

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PESQUISA_m1207p01 - Execução e encerramento do projeto intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, 1959 - 1960

O dossiê reúne documentos relativos à execução e encerramento do Projeto CBPE-80/DEPE-14/59, intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, coordenado por Jayme Abreu no âmbito do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), órgão do Ministério da Educação e Cultura. Contém termo de encerramento assinado por Anísio Teixeira e Péricles Madureira de Pinho, demonstrativos de despesas, faturas, autorizações de pagamento, solicitações de adiantamento e correspondências internas.

Inclui registros detalhados das visitas técnicas realizadas em diversas instituições de ensino com classes experimentais no país, como o Colégio Nova Friburgo (Fundação Getúlio Vargas, Nova Friburgo/RJ), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), e instituições da cidade de São Paulo, como o Colégio Santa Cruz (Alto de Pinheiros/SP), o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), entre outras. Há também comunicação com professores envolvidos, como Álvaro Roberto Diniz Corrêa, Carlos Corrêa Mascaro e Amaury Pereira Muniz. As viagens de observação envolveram deslocamentos a Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Nova Friburgo (RJ), Uberlândia (MG) e Socorro (SP), e buscavam avaliar a estrutura, funcionamento, currículo e práticas pedagógicas das classes secundárias experimentais.

A documentação evidencia o acompanhamento técnico e financeiro do projeto, além de aspectos administrativos e pedagógicos das experiências piloto no ensino secundário brasileiro entre 1959 e 1960.

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Participação do MOBRAL no Projeto SPG (Suplência do Primeiro Grau) e Programa Tecnologia da Escassez, 1979 - 1981

Participação do MOBRAL, em ação conjunta com a SES/DSU, no Projeto SPG - Suplência do Primeiro Grau, que tem como objetivo proporcionar ensino correspondente ás quatro ultimas séries do 1º grau, através de recursos didáticos da televisão e de material gráfico;
Projeto "Encontro de APEDE - Treinamento Projeto SPG";
Projeto de Coparticipação MEC/SES/MOBRAL Fundação Roberto Marinho.

Orientações gerais para implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Diversos telex informando sobre a implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Programação de treinamento para implantação do Programa Tecnologia da Escassez;
Cronograma de implantação;
Municípios da COEST Minas Gerais para implantação do Programa Tecnologia da Escassez.

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Conversando com o Mobral para Sábado

(locutor) Conversando com o Mobral para sábado.
(música)
(locutor) Se você gosta de música, de poesia, de conhecer histórias curiosas, preste atenção neste programa que vai começar agora. Vamos passar quinze minutos conversando com o Mobral.
(locutor) Um programa produzido pelo Centro Cultural do Mobral.
(locutor) Amigos, estamos começando mais um programa da série Conversando com o Mobral. Este programa é transmitido para a região amazônica pelas emissoras de ondas curtas da Rádio Brás, para o sul de Minas, pela Rádio Clube de Varginha, para o Maranhão, pela Rádio Mearim e também para o Rio Grande do Sul, por intermédio da Rádio Sobradinho. Hoje, vamos falar de música popular brasileira no Conversando com o Mobral. Estamos desde a semana passada reunindo dois nomes importantes da música e apresentando para vocês. Escolhemos para o programa de hoje dois monstros do samba, Nelson Cavaquinho e Carlos Cachaça.
(locutor) A cantora Elizete Cardoso anuncia o sambista.

(Elizete) Nelson do Cavaquinho vai cantar e nós vamos ouvir, com todo o nosso respeito, de Amâncio Cardoso e dele próprio, Nelson do Cavaquinho, “Luz Negra”.

Sempre só
Eu vivo procurando alguém
Que sofra como eu também
E não consigo achar ninguém

Sempre só,
E a vida vai seguindo assim,
Não tenho quem tem dó de mim
Estou chegando ao fim.

A luz negra de um destino cruel
Ilumina o dia dos sem cor
Onde estou desempenhando o papel
De palhaço do amor

Sempre só
E a vida vai seguindo assim
Não tenho quem tem dó de mim,
Estou chegando ao fim.
Estou chegando ao fim.
Estou chegando ao fim.

(locutora) Muitos de vocês talvez se lembrem da jornalista Eneida, morta já há alguns anos. Eneida era paraense e uma estudiosa do samba e do carnaval em particular. Ela, como todo mundo que aprecia a boa música popular brasileira, era fã de Nelson Cavaquinho. Nesta gravação que vamos apresentar agora, Eneida entrevistou Nelson Cavaquinho.

(Eneida) Nelson Cavaquinho é considerado um dos monstros da música popular brasileira. Ô Nelson, o seu nome é Nelson Antônio da Silva, não é?
(Nelson) É
(Eneida) Por que então que chamam você de Nelson Cavaquinho quando você toca violão?
(Nelson) Eu antigamente tocava cavaquinho até muito bem, sabe, Eneida? Acontece que eu acho o cavaquinho muito pequenininho para mim, estou cheio de cabelos brancos, né? Então prefiro mais o violão que é muito maior, né?
(Eneida) Olha que tem outra história.
(Nelson) Ha ha ha
(Eneida) Você não quer contar outra, né, Cavaquinho?
(Nelson) Não.
(Eneida) Tá. Você tem um samba que é sempre citado quando se fala em Nelson Cavaquinho. Chama-se “Notícia”. Canta ele pra nós, canta.

Já sei a notícia que vens me trazer
Os seus olhos só faltam dizer
O melhor eu me convenci.
Guardei até onde eu pude guardar
O cigarro deixado em meu quarto e a marca que fumas
Confessa a verdade, não deves negar.

Amigo como eu jamais encontrarás
Só desejo que vivas em paz,
Com aquela que manchou meu nome.

Vingança, meu amigo, eu não quero vingança
Os meus cabelos brancos me obrigam
A perdoar uma criança.

(jingle) Anote o endereço do Mobral, Rio de Janeiro, capital. Escreva pra caixa postal cinco seis ponto zero trinta e seis. Conversando com o Mobral. Caixa Postal cinco seis ponto zero trinta e seis. Rio de Janeiro...

(Eneida) Nelson, por que é que você nunca fala em felicidade? Não há nenhuma composição sua que tenha essa mensagem, que afinal é de esperança. Por que isso? Você não me parece um sofredor, o seu tipo não é de sofredor, hein?
(Nelson) Eu não (inaudível) não uso quase essa, esta parte assim, de falar em felicidade, né? Mas Eneida eu, eu gosto de ver os outros, eu gosto quando um amigo chega e dirige-se a mim, diz: "sou tão eu sou tão feliz". Mas mesmo assim eu gosto muito de felicidade, né? Eu, por não falar em felicidade, não é por isso que eu não gosto de felicidade.
(Eneida) Então comece a falar nela, hein? Mas a sua música tem sempre mulher e flor. Ora, a mulher me parece que quer sempre ser feliz. E talvez, quem sabe, a flor também. Então, você pense nisso, porque você fala tanto em mulher e flor, que deve falar em felicidade também. Agora você vai cantar pra gente ouvir uma coisa que se chama “Não me olhes assim”.

Pelo amor de Deus, não me olhes assim
Vejo nos teus olhos humilhação
Já sei que não gostas mais de mim

Pelo amor de Deus, não me olhes assim.
Vejo nos teus olhos humilhação
Já sei que não gostas mais de mim

Aceito o teu adeus como se aceitasse a paz,
Não será surpresa se não me quiseres mais,
Neste mundo de Deus tudo pode acontecer,
Por que que eu não posso te esquecer?

Pelo amor de Deus, não me olhes assim...

(locutor) E agora um samba que todo mundo conhece, “A Flor e o Espinho”, o carro-chefe de Nelson Cavaquinho.

Caminho, que eu quero passar com a minha dor.
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca flor

Eu só errei quando juntei minh'alma à sua
O sol não pode viver perto da lua.
É no espelho que eu vejo a minha mágoa
Na minha dor e os meus olhos rasos d'água
Eu na sua vida já fui uma flor
Hoje sou espinho em seu amor

(locutora) O outro compositor que prometemos apresentar no programa de hoje é Carlos Cachaça. Todo mundo sabe que a Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, é um dos mais importantes redutos do samba carioca. Nelson Cavaquinho é de lá, Cartola também, e naturalmente o Carlos Cachaça. Só que no caso dele existe uma particularidade. Carlos Moreira de Castro, o Carlos Cachaça, nasceu na Mangueira. Em 1887, foi construída a Estação Ferroviária de Mangueira e o pai dele era ferroviário e morava exatamente numa das casas que a Central do Brasil alugava aos seus funcionários na subida do morro.
(locutora) No dia três de agosto de 1902, nasceu o primeiro Verde e Rosa de Coração. O pai queria que ele fosse ferroviário. Ele tentou, mas tinha que ser sambista.

Se algum dia eu souber que você vai deixar
Meu coração, que é todo seu, em busca de outro amor.
Não serei mais feliz porque você não quis.
Depois serei como fui seu na minha dor.
Se a dor depois, por ingratidão...

(locutor) A formação da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira deve muito a Carlos Cachaça. Ele foi um dos seus maiores incentivadores. Nos primeiros tempos, existiam sete blocos diferentes em Mangueira, e Carlos Cachaça foi o primeiro a lançar a ideia da união, da harmonia. Ele tem até um samba que fala nisso, Harmonia em Mangueira.

Que harmonia lá em Mangueira,
te dá prazer para se brincar,
o Laudelino no seu cavaco fazendo coisas de admirar.

Que harmonia lá em Mangueira
que dá prazer para se brincar,
o Laudelino no seu cavaco fazendo coisas de admirar.

E de repente forma um enredo que até causa sensação,
o Armandinho chega de flauta, Alípio sola no violão.

Que harmonia lá em Mangueira
que dá pra ver para se brincar, o Laudelino...

(locutora) Em parceria com o poeta Hermínio Bello de Carvalho e Cartola, Carlos Cachaça fez um de seus sambas mais bonitos e talvez o mais divulgado. E é com ele que nós vamos encerrando o Conversando com o Mobral de hoje. Até semana que vem. E fiquem com esse lindíssimo “Alvorada”. Até lá.

Alvorada, Alvorada lá no morro, que beleza
Ninguém chora, não há tristeza
Ninguém sente dissabor
O sol colorindo, é tão lindo, é tão lindo
E a natureza sorrindo, tingindo, tingindo

Alvorada.

Alvorada lá no morro, que beleza
Ninguém chora, não há tristeza
Ninguém sente dissabor
O sol colorindo, é tão lindo, é tão lindo
E a natureza sorrindo, tingindo, tingindo

Alvorada.

Alvorada, lá no morro, que beleza
Ninguém chora, não há tristeza
Ninguém sente dissabor.

(locutor) Bem, amigos, por hoje é só. Vamos encerrando mais um programa da série Conversando com o Mobral e aproveitamos o ensejo para desejar a todos um feliz fim de semana. Lembrando que segunda-feira estaremos de volta com mais um programa da série. Até lá, amigos, e grande abraço a todos.
Mobral!

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CBPE_m067p01 - Programas e Correspondências sobre o Ensino no Brasil, 1966

Relatório sobre o Ensino no Brasil após a Lei de Diretrizes e Bases - LDB de 1961 tratando de diretrizes do Ensino Primário, Médio e Superior;
Programa do Ensino Primário do Estado de Minas Gerais;
Programa com os objetivos gerais do Ensino de Matemática no Ensino Primário;
Correspondência sobre solicitação do Ministério da Educação e Cultura da Holanda a respeito da Educação do Brasil;
Relatório sobre a reestruturação do CASES - Campanha de Assistência ao Estudante, órgão do MEC, que cuida da assistência social e econômica ao estudante de todos os níveis de Ensino do Primário ao Superior;
Correspondência de solicitação do Ministério de Educação e Justiça da Argentina por material informativo sobre os refeitórios escolares brasileiros.

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CBPE_m098p03 - Boletim Mensal N° 8 de Março, 1958

Boletim Mensal N° 8 contendo atividades realizadas pelos Centro Regionais de Pesquisas Educacionais: Recife, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais publicadas em março de 1958. São apresentadas as ações, pesquisas e atividades da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), e a Divisão de Informação e Documentação Pedagógica (DDIP). Há a convocação do Diretor Geral Prof. Anísio Teixeira para a 2ª Reunião da Comissão Consultiva, marcada para junho e são apresentadas atividades de membros do CBPE no estrangeiro.

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Campanhas de Construções Escolares_m001p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1953

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Município e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Piauí, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas, Amazonas, Rio de Janeiro e Distrito Federal (região administrativa da antiga capital do Rio de Janeiro).

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Campanhas de Construções Escolares_m009p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1953

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Rio grande do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará e Guanabara (atual município do Rio de Janeiro); Termos Aditivos; Recibos; Correspondências.

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Campanhas de Construções Escolares_m003p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1961

Termo de acordo especial e de adiantamento, firmado entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Ministério da Educação e Cultura, Governos dos Estados e os educandários de primário e ensino médio, para concessão de auxílios, destinados a construções escolares, reformas e ampliações; Memorandos; Notas de Empenho; Relatórios. Termos de Acordo e aditivos firmados entre os estados: Piauí, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas e o Estado da Guanabara.

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Campanhas de Construções Escolares_m024p01 - Termos de Acordo relacionados a auxílio para aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1962-1963

Termos de Acordo, Acordo Especial, Aditamento e Cancelamento entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados do Sergipe, Goiás, Minas gerais, Ceará, Guanabara, Paraná, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul; Correspondências

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Campanhas de Construções Escolares_m004p01 - Parte 2 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1952 - 1961

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Rio de Janeiro, Piauí, Santa Catarina, Minas Gerais, Guanabara, Sergipe, Ceará, Paraná, Alagoas, Maranhão, Pernambucano, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande no Norte, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e o governo do estado do Mato Grosso referente ao município de Campo Grande (atual capital do estado do Mato Grosso do Sul); Recibos; Correspondências; Termos Aditivos e de Acordo Especial do período de 1952.

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CILEME_m006p04 - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos História da Educação no Brasil, 1955

Relatório das Atividades do Inep, contendo:
Andamento dos trabalhos sobre a História da Educação no Brasil;
Cursos promovidos pelo Inep; Atividades da CILEME;
Informações sobre o ensino secundário, superior, emendativo, teatro, agrícola;
Atividades do Instituto Nacional do Livro (INL);
Nota sobre a posse do ministro Abgar Renault;
Criação do Departamento Nacional do Serviço Social;
Inauguração da Casa do Professor;
Congressos, reuniões, certames, cursos;
Plano de Colaboração entre o Instituto Nacional de Surdos-Mudos e a Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do DF;
Normas para organização e funcionamento das caixa escolares nos cursos de ensino supletivo;
Reforma do ensino elementar em Minas Gerais;
Criação da Secretaria de Cultura, em Minas Gerais;
Notas sobre realizações educacionais nos estados do Brasil e criação da Casa do Brasil na Universidade de Paris.

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CRPE-MG_m004p01 - Documentos Variados sobre Publicações da DAP com a Editora Nacional de Direito e suas Decisões, 1963 - 1966

Contrato entre professoras da Divisão de Aperfeiçoamento do Professor - DAP e a Editora Nacional de Direito;
Correspondência tratando da contratação da Editora Nacional de Direito;
Recibos da Editora Nacional de Direito;
Correspondências sobre preços de livros, publicações realizadas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPE/MG, obras de professoras publicadas pela Editora Nacional de Direito;
Venda de livros não autorizados pela editora;
Recortes de jornais com matérias sobre a coleção PABAEE;
Regulamento dos direitos autorais de obras editadas pelo PABAEE em português e inglês;
Regulamentação dos direitos autorais de obras elaboradas pelo pessoal docente da DAP;
Autorizações de professoras para contratar a edição comercial de seus trabalhos.

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