Item - CEOSE-CROSE_m055p01 - Correspondencias Diversas sobre CEOSE e Relatórios Produzidos pelos Peritos da UNESCO, 1967

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CEOSE-CROSE_m055p01 - Correspondencias Diversas sobre CEOSE e Relatórios Produzidos pelos Peritos da UNESCO, 1967

Date(s)

  • 1967 (Creation)

Level of description

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Extent and medium

Textual, 170 páginas.

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Name of creator

(1961 - 1970)

Biographical history

Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto. Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

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Content and structure area

Scope and content

Recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacionais do Estado de Santa Catarina, por Jacques Torfs;
Aspectos sobre o ensino médio;
Princípios de reforma administrativa, propostos para a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, por Michel Debrun;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Santa Catarina" e "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do estado de Goiás";
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, enviando "recomendações sobre organização administrativa dos sistemas de planejamento educacional do Estado do Rio Grande do Sul";
Correspondência enviada ao secretário de educação da Paraíba, pelo professor Michel Debrun, enviando uma nova versão do anteprojeto de reorganização da Secretaria de Educação da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário geral do MEC, pelo coordenador dos CEOSE, submetendo o plano do seminário de administração e planejamento;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CEOSE, sobre afastamento temporário de perito;
Correspondência enviada ao Dr. Nilo Tavares, pela secretária executiva dos CEOSE, sobre apresentação do documento: "recomendações sobre a reorganização do regulamento da secretaria de educação e cultura do Estado de Goiás";
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador da comissão dos CEOSE, sobre liberação de verbas;
Comunicado de licença para tratamento de saúde, da funcionária Tereza Maria da Costa;
Sugestões para o programa do curso de treinamento em planejamento educacional;
Seminário de administração e planejamento da educação;
Correspondência enviada ao gerente da VASP, pelo diretor do INEP, sobre devolução de bilhete;
Sugestões para nova redação da página 2, do projeto de lei sobre o planejamento;
Correspondência enviada ao chefe da UNESCO, em missão no Brasil, enviando documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura, enviando sobre remuneração de professores do ensino primário;
Correspondência enviada ao professor Carlos Alberto Sampaio, pelo professor Michel Debrun, sobre colaboração;
Desenvolvimento de projeto;
Aspectos do ensino primário;
Informações sobre o Conselho Estadual de Educação do Paraná; sobre o ensino supletivo e a educação de adultos; sobre o professorado primário em exercício;
Esboço de projeto da organização do Departamento de Cultura;
Correspondência enviada ao professor José Medeiros Vieira, enviando princípios da filosofia da reforma; sugestões de modificações ao texto em conjunto;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, sobre autorização de pagamento;
Correspondências enviadas aos gerentes da Aviação Aérea São Paulo (VASP), dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul e do Banco do Brasil S. A. agência Botafogo, pelo diretor do INEP, sobre mudança no nome de conta corrente;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada ao diretor do CBPE, pela professora Solage Maria Dias de Brito, sobre autorização para participar de pesquisas realizadas pelo CBPE;
Dados sobre a atuação do Governo Federal, no setor do ensino, do estado do Rio Grande do Sul;
Correspondência enviada ao coordenador geral dos CEOSE, pelo professor Michel Debrun, enviando sua contribuição ao relatório CEOSE do Paraná;
Correspondência enviada ao superintendente da Sudene, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando realização em Recife de um encontro regional, com autoridades e técnicos no campo da educação;
Plano de educação estadual, por Jacques Torfs;
Conteúdo de um plano educacional de emergência, com intenção de definir a execução de programas e despesas globais em 1967 e 1968;
Conteúdo de um plano estadual de educação, por Jacques Torfs;
Assistência técnica aos estados no campo da educação;

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

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Acesso livre.

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  • Brazilian Portuguese

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Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

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