Unidad documental simple - CEOSE-CROSE_m030p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelo Professor Ralph Von Gersdorff, 1969

Open original Objeto digital

Área de identidad

Código de referencia

Título

CEOSE-CROSE_m030p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelo Professor Ralph Von Gersdorff, 1969

Fecha(s)

  • 1969 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 190 páginas.

Área de contexto

Nombre del productor

(1966 - 1970)

Historia biográfica

Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE, foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Cartas enviada pela perita Isabelle Deblé, sobre colaboradoras(es) que trabalharam com ela;
Correspondências enviadas ao diretor do INEP, solicitando autorização de pagamento do pessoal;
Correspondência enviada pelo planejador da educação da UNESCO, Ralph von Gersdorff, enviando seus trabalhos realizados;
Bibliografia sobre educação em geral, planejamento e economia da educação;
Bibliografia de obras brasileiras no campo da educação;
A pesquisa econômica aplicada à educação, por Ralph von Gersdorff;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no Primeiro Congresso dos Bancos de Desenvolvimento Brasileiro, em Araxá, Minas Gerais;
Bibliografia sobre o planejamento da educação, elaborada pelo Setor Educação Episcopado Latino-Americano;
Bibliografia sobre economia da educação, compilada por Ralph von Gersdorff;
Publicação do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIEP);
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, solicitando estante;
Relatório do estudo realizado na USP, por Maria Antônia de Jesus;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no Primeiro Congresso Brasileiro de Bancos de Desenvolvimento, por Ralph von Gersdorff;
Currículo do Ralph von Gersdorff;
Bibliografia sobre cálculo do custo unitário do ensino médio;
Bibliografia sobre custos e produtividade em educação;
Estudos sobre educação no Brasil, por Ralph von Gersdorff;
Cursos de especialização em princípios e métodos do planejamento educacional, na faculdade de filosofia e educação da Universidade do Estado da Guanabara, por Ralph von Gersdorff;
Sugestões para estabelecer currículos mínimos para a formação de planejadores educacionais, por Ralph von Gersdorff;
Correspondência enviada ao padre Vasconcellos, pelo Ralph von Gersdorff, enviando seus trabalhos;
Correspondência enviada ao professor Paul Jobim Bittencout, pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, encaminhado nota sobre curso que integra o departamento de Fundamentos Sociológicos da Educação;
Correspondência enviada ao professor Raul Jobim Bittencourt, pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, sobre a organização da disciplina Cultura Brasileira;
Correspondência enviada ao chefe de contabilidade do INEP, pela técnica do CEOSE, Lucia Maria Nagasawa, solicitando declaração de imposto de renda dos salários recebidos em 1968;
Correspondências enviadas ao diretor do INEP, pela técnica do CEOSE, Lucia Maria Nagasawa, sobre reembolso de despesa;
Atuação do CEOSE no Paraná;
Sugestões para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, por Ralph von Gersdorff;
Projeto de programa e orçamento para 1969 - 1970;
Roteiro para elaboração de projetos de educação agrícola;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela secretária executiva dos CEOSE, Regina Rocha Freire, solicitando autorização de compra de passagem e pagamento de servidores;
Esboço para uma participação do INEP e da UESCO no Primeiro Congresso dos Bancos de Desenvolvimento Brasileiro em Araxá;
Um sistema de Assistência Técnica;
Relação dos funcionários dos CEOSE;
Inquérito sobre a cooperação internacional ou estrangeira para o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições brasileiras;
Sumula das atividades do CEOSE.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • español
  • inglés
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Abril de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados

Unidad de almacenaje

  • Caja: CEOSE-CROSE_m030p01