Unidad documental simple - CEOSE-CROSE_m014p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre CEOSE e Documentos Elaborados Para Estudos, 1967 - 1968

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Título

CEOSE-CROSE_m014p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre CEOSE e Documentos Elaborados Para Estudos, 1967 - 1968

Fecha(s)

  • 1967 - 1968 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 88 páginas.

Área de contexto

Nombre del productor

(1966 - 1970)

Historia biográfica

Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Correspondência enviada pelo coordenador do CEOSE convidando o secretário de educação do Rio Grande do Sul para o Encontro Regional sobre Planejamento de Educação;
Correspondência enviada para o Dr. Roberto Fachin pelo professor Jacques Torfs enviando fichas sobre os municípios para que sejam preenchidas e 5 cópias de questionário Paraná;
Correspondência enviada para o Dr. Luiz Leseigneur de Faria pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada para o Pe. José Carlos Nunes enviando anexo documento sobre matemáticas educacionais;
Estudo da matrícula da primeira série da escola primária: análise das estimativas do CEE para 1960 a 1964;
Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs informando a realização do I Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Recomendações sobre a reforma administrativa da secretaria de educação do estado do Rio Grande do Sul, por Jacques Torfs;
Dados sobre atuação do governo federal no setor de ensino do estado do Rio Grande do Sul ;
Correspondência enviada pelo coordenador dos CEOSE ao: reitor da Universidade Católica de Porto Alegre, da Universidade Rural do Sul; ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; ao reitor da Universidade Católica de Pelotas, diretor do centro regional de pesquisas educacionais; ao reitor da Universidade de Santa Maria, comunicando a reformulação do plano dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas de Ensino (CROSE), agora transformados em Colóquios Estaduais (CEOSE);
Correspondência enviada pelo professor Paulo de Almeida Campos ao professor Dumerval Trigueiro enviando relatório de viagem a Porto Alegre como membro da Comissão dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Paulo de Almeida Campos ao professor Alvaro Magalhães agradecendo e solicitando informações quanto ao programa dos CROSE;
Correspondências enviadas pelo professor Alvaro Magalhães sobre assuntos ligados aos colóquios;
Correspondência enviada pela Zilah Mattos Totta ao professor Paulo de Almeida Campos prestando disponibilidade para colaboração;
Correspondências enviadas pelo Dr. Carlos Correa Mascaro ao Sr. José Mariano da Rocha Filho, reitor da Universidade de Santa Maria; ao Sr. Carlos Rodrigues Peixoto, reitor da Universidade Rural Do Sul; ao Sr. Antonio Zattera, reitor da Universidade Católica de Pelotas; ao Sr. José Carlos Fonseca Milano, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ao Sr. secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; ao Sr. Alvaro Magalhães, diretor do CRPE; ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul sobre realização dos CROSE.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

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Tipos relacionados

Lugares relacionados

Unidad de almacenaje

  • Caja: CEOSE-CROSE_m014p01