Item - CEOSE-CROSE_m014p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre CEOSE e Documentos Elaborados Para Estudos, 1967 - 1968

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CEOSE-CROSE_m014p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas sobre CEOSE e Documentos Elaborados Para Estudos, 1967 - 1968

Date(s)

  • 1967 - 1968 (Creation)

Level of description

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Extent and medium

Textual, 88 páginas.

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Name of creator

(1961 - 1970)

Biographical history

Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Immediate source of acquisition or transfer

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Scope and content

Correspondência enviada pelo coordenador do CEOSE convidando o secretário de educação do Rio Grande do Sul para o Encontro Regional sobre Planejamento de Educação;
Correspondência enviada para o Dr. Roberto Fachin pelo professor Jacques Torfs enviando fichas sobre os municípios para que sejam preenchidas e 5 cópias de questionário Paraná;
Correspondência enviada para o Dr. Luiz Leseigneur de Faria pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada para o Pe. José Carlos Nunes enviando anexo documento sobre matemáticas educacionais;
Estudo da matrícula da primeira série da escola primária: análise das estimativas do CEE para 1960 a 1964;
Correspondência enviada pelo professor Jacques Torfs informando a realização do I Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Recomendações sobre a reforma administrativa da secretaria de educação do estado do Rio Grande do Sul, por Jacques Torfs;
Dados sobre atuação do governo federal no setor de ensino do estado do Rio Grande do Sul ;
Correspondência enviada pelo coordenador dos CEOSE ao: reitor da Universidade Católica de Porto Alegre, da Universidade Rural do Sul; ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; ao reitor da Universidade Católica de Pelotas, diretor do centro regional de pesquisas educacionais; ao reitor da Universidade de Santa Maria, comunicando a reformulação do plano dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas de Ensino (CROSE), agora transformados em Colóquios Estaduais (CEOSE);
Correspondência enviada pelo professor Paulo de Almeida Campos ao professor Dumerval Trigueiro enviando relatório de viagem a Porto Alegre como membro da Comissão dos CROSE;
Correspondência enviada pelo professor Paulo de Almeida Campos ao professor Alvaro Magalhães agradecendo e solicitando informações quanto ao programa dos CROSE;
Correspondências enviadas pelo professor Alvaro Magalhães sobre assuntos ligados aos colóquios;
Correspondência enviada pela Zilah Mattos Totta ao professor Paulo de Almeida Campos prestando disponibilidade para colaboração;
Correspondências enviadas pelo Dr. Carlos Correa Mascaro ao Sr. José Mariano da Rocha Filho, reitor da Universidade de Santa Maria; ao Sr. Carlos Rodrigues Peixoto, reitor da Universidade Rural Do Sul; ao Sr. Antonio Zattera, reitor da Universidade Católica de Pelotas; ao Sr. José Carlos Fonseca Milano, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ao Sr. secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; ao Sr. Alvaro Magalhães, diretor do CRPE; ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul sobre realização dos CROSE.

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  • Brazilian Portuguese

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Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

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