Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1963 - 1967 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Textual, 202 páginas.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE, foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).
Entidade detentora
História do arquivo
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Programação dos Colóquios Regionais sobre a organização dos sistemas de ensino que ocorreram de 9 a 15 de março de 1967;
Acordo de adesão ao plano mestre de operações para um projeto de educação primária e normal no Brasil;
Programa del seminario sobre problemas educativos de America Latina, por Angel Oliveros;
Plano mestre de operações para um projeto de educação primária e normal no Brasil;
Acordo de adesão ao plano mestre de operações para um projeto de educação primária e normal no Brasil, Estado de Mato Grosso;
Gráfico de alunos matriculados no período de 1950 a 1966 e previsão para 1967; Organograma da Escola Industrial Federal da Paraíba;
Estabelecimento particulares de ensino que optaram pelo sistema estadual de ensino;
Matricula dos estabelecimentos oficiais de ensino secundário no período de 1965 a 1966;
Expansão de matrículas na rede de estabelecimento oficiais de ensino secundário, pelo governo da Paraíba - Secretaria de Educação e Cultura; Acordo de adesão ao segundo plano mestre de operações para um projeto de educação primaria e normal no Brasil;
Serviço de Escolas Primárias Integradas (SEPI) de João Pessoa e Santa Rita: questionário respondido; quadro de pessoal das escolas primárias integradas; quadro de pessoal da escola primária integrada de Santa Rita (Setor Extra Classe); Currículo para serviço de escolas primárias integradas; boletins de frequência do mês de fevereiro de 1967 de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande.
Plano Nacional de Educação: plano de aplicação de 1965;
Plano Nacional de Educação, globalização dos planos de aplicação dos recursos atribuídos ao estado da Paraíba;
Plano Trienal de educação do Ministério da Educação e Cultura;
Escolas primárias integradas da Paraíba: programa a ser desenvolvido durante o ano de 1967: sugestão de atividades.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Acesso livre.
Condiçoes de reprodução
Digitalização. Cópia.
Idioma do material
- espanhol
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Educação Primária (Assunto)
- Educação Normal (Assunto)
- Organograma (Assunto)
- Escolas Industriais (Assunto)
- Ensino Secundário (Assunto)
- Secretaria de Educação e Cultura (Assunto)
- Questionário (Assunto)
- Escola Primária (Assunto)
- Ministério da Educação e Cultura (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: Fevereiro de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Revisão: Outubro de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Línguas e escritas
- português do Brasil
Script(s)
Fontes
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
CEOSE-CROSE_m012p01_PlanoOperacoesParaProjetoDeEducacaoPrimariaENormalMatoGrosso_1967.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Texto
Mime-type
application/pdf