Ampliação e Melhoria da Rede Escolar Brasileira

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Campanhas de Construções Escolares_m003p01 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1961

Termo de acordo especial e de adiantamento, firmado entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Ministério da Educação e Cultura, Governos dos Estados e os educandários de primário e ensino médio, para concessão de auxílios, destinados a construções escolares, reformas e ampliações; Memorandos; Notas de Empenho; Relatórios. Termos de Acordo e aditivos firmados entre os estados: Piauí, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas e o Estado da Guanabara.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m004p01 - Parte 1 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1959

Termos de Acordo, Acordo Especial, Aditamento e Cancelamento entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal; Termos entre os estados: Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Bahia, Goiás, Ceará, Paraná, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Sul, Guanabara, Santa Catarina, Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro) e Tocantins (anteriormente parte do estado de Goiás); Recibos.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m004p01 - Parte 2 - Termos de Acordo relacionados a Auxílio para Aprimoramento da Rede Escolar Brasileira, 1952 - 1961

Termos de Acordo entre INEP e MEC com os Estados, Municípios e Instituições de Ensino para concessão de auxílios destinados a construções, reformas e ampliações de escolas do ensino primário, secundário e normal como referido pelo decreto 25.667 de 15 de outubro de 1948; Termos entre os estados do Rio de Janeiro, Piauí, Santa Catarina, Minas Gerais, Guanabara, Sergipe, Ceará, Paraná, Alagoas, Maranhão, Pernambucano, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande no Norte, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e o governo do estado do Mato Grosso referente ao município de Campo Grande (atual capital do estado do Mato Grosso do Sul); Recibos; Correspondências; Termos Aditivos e de Acordo Especial do período de 1952.

Campanha de Construções Escolares

Campanhas de Construções Escolares_m041p01 - Atas de Reuniões do Grupo Nacional de Desenvolvimento das Construções Escolares - GNDCE - e outros documentos relacionados.

Texto de exposição de motivos sobre o trabalho do Grupo Nacional de Desenvolvimento das Construções Escolares - GNDCE; Atas de reuniões do Grupo Nacional de Desenvolvimento das Construções Escolares - GNDCE - nos anos de 1969 e 1970; Cópia anexa do Decreto 60.155 que trata da criação do GNDCE.

Campanha de Construções Escolares

CILEME_m001p01 - Setor de Testes e Medidas Educacionais - Relatórios e Correspondências, 1953 - 1956

Relatórios e correspondências entre Roberto Moreira, diretor de Programas do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), Anísio Teixeira, diretor geral do INEP e do CBPE, e Riva Bauzer, Técnica de Educação do INEP, em relação a atividades do "Setor de Testes e Mediadas Educacionais" da Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME). É incluso uma bibliografia sobre Psicologia Educacional.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m002p01 - Testes de Aplicação e Correspondência sobre Testes de Inteligência, 1951 - 1953

Testes de aplicação em áreas abordadas na educação ginasial, em exames desenvolvidos pela Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME): geografia e história, ciências (termo do período para a junção dos conteúdos de física, química e biologia), francês e inglês, português, matemática. Teste de nível mental. Correspondência sobre Testes de Inteligência pelo Diretor Geral do INEP, Murilo Braga e secretários de departamentos de estados da União e com secretários do Ministério de Educação e Saúde.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m003p01 - Projeto CILEME 4/8 - Seleção de Candidatos ao Nível Superior; Aplicação de testes; Lista de aprovados; Exames vestibulares UFBA, 1953

Projeto 4/8 produzido pela CILEME, tratando da proposta de aplicação de testes da campanha a fim de selecionar candidatos ao nível superior;
Projeto 1/53, com instrução de aplicação destes testes e a relação de faculdades que não aplicaram no ano de 1953;
Há a relação de alunos que se submeteram ao teste;
Relatórios e correspondências;
Seleção de candidatos aos cursos superiores de experiência pedagógica, promovida pelo Ministério da Educação e Cultura; Prêmios concedidos aos alunos recém-aprovados nos vestibulares às escolas superiores.
Universidade de São Paulo - faculdade de filosofia, ciências e letras - candidatos aprovados no 1º E 2º concurso de habilitação de 1954.
Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo - Concurso de habilitação para matrícula no 1º ano do curso médico, 1954.
Classificação dos candidatos aprovados no Concurso de habilitação da Escola Paulista de Medicina da PUC/SP, da Faculdade Paulista de Direito

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m004p01 - Livro: A Educação Secundária no Brasil, 1954

Livro: "A educação secundária no Brasil - Ensaio de identificação de suas características principais". Contribuição para o Seminário Interamericano de Educação Secundária, pelo professor Jayme Abreu. Rio de Janeiro, novembro de 1954.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p02 - Correspondência sobre o Projeto Sistema Educacional Paulista, 1956

Correspondência sobre o projeto 4/1 - (CILEME) - Sistema Educacional Paulista; Relato da técnica Adélia Dranger, sobre seu trabalho de levantamento da situação do ensino primário fundamental em São Paulo; Prestação de contas de Francisco Montojos, por ocasião do encerramento das atividades da CILEME, continuadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE); indicação de Dr. Paulo de Almeida Campos, para participar da Conferência Regional Latino-Americana de Educação, em Lima no Peru, como representante do INEP.

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p03 - Objetivos e Realizações na Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar do INEP

Plano de Organização da CILEME contendo seus objetivos, organização, designação de pessoal e atribuição dos setores de ensino primário, normal e ensino médio e Plano Geral de Trabalho.
Apresentação de trabalhos realizados pelo CILEME, tratando de sistemas de educação, escola primária e secundária dos estados da Região Sul, Nordeste e do estado de São Paulo. É concluído que novos estudos serão feitos em 1956 e subordinados pelo novo órgão instituído do INEP, o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE).

Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar - CILEME

CILEME_m006p04 - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos História da Educação no Brasil, 1955

Relatório das Atividades do Inep, contendo:
Andamento dos trabalhos sobre a História da Educação no Brasil;
Cursos promovidos pelo Inep; Atividades da CILEME;
Informações sobre o ensino secundário, superior, emendativo, teatro, agrícola;
Atividades do Instituto Nacional do Livro (INL);
Nota sobre a posse do ministro Abgar Renault;
Criação do Departamento Nacional do Serviço Social;
Inauguração da Casa do Professor;
Congressos, reuniões, certames, cursos;
Plano de Colaboração entre o Instituto Nacional de Surdos-Mudos e a Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do DF;
Normas para organização e funcionamento das caixa escolares nos cursos de ensino supletivo;
Reforma do ensino elementar em Minas Gerais;
Criação da Secretaria de Cultura, em Minas Gerais;
Notas sobre realizações educacionais nos estados do Brasil e criação da Casa do Brasil na Universidade de Paris.

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CILEME_m006p06 - Publicação de Estudos Realizados pela CILEME e CALDEME Balanço da Situação da Divisão, 1956

Balanço da situação da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais do CBPE e relação dos trabalhos desenvolvidos pela CILEME e CALDEME, elaborado por Jayme Abreu, coordenador da DEPE/CBPE, apresenta parecer do professor Roberto Moreira.

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CILEME_m007p01 - Sistema Educacional Paulista e Baiano, 1955 - 1956

Documentação referente ao Projeto CBPE - 45 - DEPE - 2- 3/57 - CBPE/CAPES. Contém correspondências e despesas com o referido projeto entre o coordenador do Setor de Ensino Médio (CILME), Jayme Abreu, o professor convidado ao projeto, Arary Muricy, e também ao diretor do INEP, Anísio Teixeira. Projeto a cargo do professor Jayme Abreu.

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CILEME_m007p02 - Associação Baiana de Estudantes Secundarios, 1958

Correspondência entre Edward Paim, estudante representando a Associação Baiana de Estudantes Secundários, com sede em Salvador, e Jayme Abreu. Os textos tratam da indagação do estudante sobre os projetos da futura Lei de Diretrizes de Base e a questão das escolas secundárias na futura LDB, que ainda estavam em discussão na área política e também nos campos de educação como nas escolas secundárias e universidades.

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CILEME_m008p01 - Campanha de Inquérito e Levantamento do Ensino Médio e Elementar, 1953

Relatório expositivo sobre a Campanha de Inquérito e Levantamento do Ensino Médio e Elementar (CILEME). O texto possui uma apresentação de motivos para o fomento da campanha, através de análise de educadores do período, o contexto político brasileiro e internacional e a situação das escolas de ensino médio e elementar do Brasil.

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CILEME_m008p03 - Projeto de Articulação e Integração no Ensino de Primeiro Grau, 1972

Projeto contendo justificativa, métodologia, propostas de conteúdo e didática para a integração do ensino de primeiro grau (ensino elementar, ensino fundamental) no Brasil. O projeto contém propostas de conteúdos a serem abordados com a diversidade de disciplinas para o desenvolvimento de capacidades de aprendizagem do estudante.

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