Item - TRABALHOS AVULSOS_m21p01 - Textos, artigos, ensaios, correspondências e registros iconográficos que abordam temas centrais da educação e cultura no Brasil, 1960

Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

Título

TRABALHOS AVULSOS_m21p01 - Textos, artigos, ensaios, correspondências e registros iconográficos que abordam temas centrais da educação e cultura no Brasil, 1960

Data(s)

  • 1960 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual e Iconográfico, 89 páginas.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

História do arquivo

O acervo documental do Arquivo Histórico do Inep inicialmente é organizado por séries documentais dispostas dentro da Seção de Fundo Histórico. Tal classificação é derivada de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do Ministério da Educação - MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática a qual envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até 1997, ano em que o Inep se tornou oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448/97. Atualmente é coordenado pela Coordenação de Disseminação de Informação - CGDI. As séries compõem-se majoritariamente por documentos textuais, iconográficos e cartográficos.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas à Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Disseminar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de um objetivo institucional de difusão de sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O dossiê reúne textos, artigos, ensaios, correspondências e registros iconográficos que abordam temas centrais da educação e cultura no Brasil, com ênfase na reflexão filosófica, pedagógica e institucional. Destacam-se análises sobre o princípio do planejamento educacional no “Programa de Governo”; discussões sobre a obrigatoriedade do ensino de latim no ginásio; e reflexões sobre a escola como agente de mudança cultural, sob a ótica da filosofia educacional de John Dewey.

Inclui considerações sobre os principais defeitos do ensino médio brasileiro e críticas às tradições universitárias frente à criação da Universidade de Brasília, abordadas por Jayme Abreu. O material também conta com ensaio de crítica filosófica sobre o pensamento de Dewey e sua influência no Brasil, com menções a figuras como Anísio Teixeira, Harold Benjamin, Gilberto Freyre, John Brubacher (Yale University), John L. Childs e Beatriz Osorio, além de referência à conferência ministrada pelo professor Newton Sucupira, promovida pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife.

O dossiê contém ainda uma relação fotográfica da conferência “As Classes Experimentais”, promovida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), e reflexões sobre a atualidade da filosofia de John Dewey no contexto do ensino democrático e científico. A documentação expressa a interlocução entre teoria e prática na educação brasileira dos anos 1950 e 1960, revelando a crítica à herança elitista e ao modelo tradicional das universidades e escolas do país.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • português do Brasil

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Maio de 2025; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados

Depósito físico

  • Caixa: TRABALHOS AVULSOS_m21p01