Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 2025 (Creation)
Level of description
Item
Extent and medium
Textual, 02 páginas.
Context area
Name of creator
Biographical history
Archival history
O acervo documental do Arquivo Histórico do Inep inicialmente é organizado por séries documentais dispostas dentro da Seção de Fundo Histórico. Tal classificação é derivada de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do Ministério da Educação - MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática a qual envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até 1997, ano em que o Inep se tornou oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448/97. Atualmente é coordenado pela Coordenação de Disseminação de Informação - CGDI. As séries compõem-se majoritariamente por documentos textuais, iconográficos e cartográficos.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas à Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Disseminar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de um objetivo institucional de difusão de sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
A Portaria nº 84, de 14 de fevereiro de 2025, institui a Política do Vocabulário Terminológico do Arquivo Histórico do Inep, com o objetivo de estabelecer uma terminologia padronizada para a organização e a descrição dos documentos históricos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Política visa garantir uniformidade e consistência na utilização de termos, facilitar o acesso às informações e promover a preservação da integridade dos documentos, assegurando que a terminologia utilizada esteja alinhada com o contexto histórico dos acervos. Também busca a padronização das práticas arquivísticas dentro da instituição e a capacitação dos profissionais que lidam com esses documentos.
Além disso, a Portaria incentiva a transparência e acessibilidade do acervo histórico para o público, estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de estudos relacionados à terminologia e organização de acervos.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Acesso livre.
Conditions governing reproduction
Nato-digital.
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Fevereiro de 2025; Arquivo Histórico; INEP.
Language(s)
- Brazilian Portuguese
Script(s)
Sources
Política do Vocabulário Terminológico do Arquivo Histórico do Inep: http://arquivohistorico.inep.gov.br/index.php/politica-do-vocabulario-terminologico-do-arquivo-historico-do-inep-2