Pièce - PESQUISA_m1082p01 - Classes Secundárias Experimentais, 1959 - 1961

Open original Document numérique

Zone d'identification

Cote

Titre

PESQUISA_m1082p01 - Classes Secundárias Experimentais, 1959 - 1961

Date(s)

  • 1959 - 1961 (Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Textual, 185 páginas.

Zone du contexte

Nom du producteur

Notice biographique

Histoire archivistique

O acervo documental do Arquivo Histórico do Inep inicialmente é organizado por séries documentais dispostas dentro da Seção de Fundo Histórico. Tal classificação é derivada de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do Ministério da Educação - MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática a qual envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até 1997, ano em que o Inep se tornou oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448/97. Atualmente é coordenado pela Coordenação de Disseminação de Informação - CGDI. As séries compõem-se majoritariamente por documentos textuais, iconográficos e cartográficos.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas à Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Disseminar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de um objetivo institucional de difusão de sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

O documento reúne um extenso conjunto de registros textuais referentes à implementação e à avaliação de classes experimentais no ensino ginasial brasileiro ao final da década de 1950. Trata-se de um levantamento realizado em colégios do estado de São Paulo, entre eles o renomado Colégio Santa Cruz, localizado no bairro Alto de Pinheiros, na capital paulista, com o objetivo de identificar a existência e o funcionamento dessas classes experimentais.

O material contempla propostas pedagógicas, planos curriculares, métodos de ensino, organização administrativa, estrutura física e análise dos resultados obtidos em diversas instituições de ensino, públicas e confessionais. Inclui ainda entrevistas, visitas técnicas e observações conduzidas por representantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), com destaque para aspectos como orientação educacional, organização curricular, formação docente, infraestrutura escolar e participação da comunidade escolar.

Além disso, a documentação apresenta o histórico institucional do Instituto de Educação “Jundiaí” e dados sobre seus cargos administrativos e docentes. Reflete um período de transição e experimentação metodológica no ensino secundário, marcado pela articulação entre práticas pedagógicas inovadoras e o debate sobre a permanência da tradição humanista frente às propostas de renovação educacional.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Acesso livre.

Conditions de reproduction

Digitalização. Cópia.

Langue des documents

  • portugais brésilien

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Note

Digitalizado pela empresa Fokus Informática e Microfilmagem Eireli - EPP.

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Maio de 2025; Arquivo Histórico; INEP.

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Document numérique (Matrice) zone des droits

Document numérique (Référence) zone des droits

Document numérique (Vignette) zone des droits

Zone des entrées

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés

Localisation physique

  • Boîte: PESQUISA_m1082p01