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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

  • BR DFINEP
  • Fonds
  • 1937

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

CEOSE-CROSE_m035p01 - Projeto Evasão e Repetência nas Comunidades Pesqueiras de Santa Catarina, 1967

Projeto de pesquisa de evasão e repetências nas comunidades pesqueiras de Santa Catarina. Tem como objetivo central, examinar o sistema de ensino primário, dentro do contexto socioeconômico e cultural das comunidades pesqueiras do litoral catarinense, destacando os fatores de evasão e repetência na escola primária.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m051p01 - Plano de Emergência da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, 1967

Plano de emergência da Secretaria de Educação do Governo do Estado da Bahia, no período de julho a dezembro de 1967. O plano contém um diagnóstico do sistema educacional da Bahia, medidas de emergência para o melhoramento do ensino e reformas legislativas.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m030p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelo Professor Ralph Von Gersdorff, 1969

Cartas enviada pela perita Isabelle Deblé, sobre colaboradoras(es) que trabalharam com ela;
Correspondências enviadas ao diretor do INEP, solicitando autorização de pagamento do pessoal;
Correspondência enviada pelo planejador da educação da UNESCO, Ralph von Gersdorff, enviando seus trabalhos realizados;
Bibliografia sobre educação em geral, planejamento e economia da educação;
Bibliografia de obras brasileiras no campo da educação;
A pesquisa econômica aplicada à educação, por Ralph von Gersdorff;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no Primeiro Congresso dos Bancos de Desenvolvimento Brasileiro, em Araxá, Minas Gerais;
Bibliografia sobre o planejamento da educação, elaborada pelo Setor Educação Episcopado Latino-Americano;
Bibliografia sobre economia da educação, compilada por Ralph von Gersdorff;
Publicação do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIEP);
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo Dr. Dumerval Trigueiro Mendes, solicitando estante;
Relatório do estudo realizado na USP, por Maria Antônia de Jesus;
Relatório sobre a participação do INEP/MEC no Primeiro Congresso Brasileiro de Bancos de Desenvolvimento, por Ralph von Gersdorff;
Currículo do Ralph von Gersdorff;
Bibliografia sobre cálculo do custo unitário do ensino médio;
Bibliografia sobre custos e produtividade em educação;
Estudos sobre educação no Brasil, por Ralph von Gersdorff;
Cursos de especialização em princípios e métodos do planejamento educacional, na faculdade de filosofia e educação da Universidade do Estado da Guanabara, por Ralph von Gersdorff;
Sugestões para estabelecer currículos mínimos para a formação de planejadores educacionais, por Ralph von Gersdorff;
Correspondência enviada ao padre Vasconcellos, pelo Ralph von Gersdorff, enviando seus trabalhos;
Correspondência enviada ao professor Paul Jobim Bittencout, pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, encaminhado nota sobre curso que integra o departamento de Fundamentos Sociológicos da Educação;
Correspondência enviada ao professor Raul Jobim Bittencourt, pelo professor Dumerval Trigueiro Mendes, sobre a organização da disciplina Cultura Brasileira;
Correspondência enviada ao chefe de contabilidade do INEP, pela técnica do CEOSE, Lucia Maria Nagasawa, solicitando declaração de imposto de renda dos salários recebidos em 1968;
Correspondências enviadas ao diretor do INEP, pela técnica do CEOSE, Lucia Maria Nagasawa, sobre reembolso de despesa;
Atuação do CEOSE no Paraná;
Sugestões para o financiamento de programas e projetos educacionais no Brasil, por Ralph von Gersdorff;
Projeto de programa e orçamento para 1969 - 1970;
Roteiro para elaboração de projetos de educação agrícola;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela secretária executiva dos CEOSE, Regina Rocha Freire, solicitando autorização de compra de passagem e pagamento de servidores;
Esboço para uma participação do INEP e da UESCO no Primeiro Congresso dos Bancos de Desenvolvimento Brasileiro em Araxá;
Um sistema de Assistência Técnica;
Relação dos funcionários dos CEOSE;
Inquérito sobre a cooperação internacional ou estrangeira para o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições brasileiras;
Sumula das atividades do CEOSE.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

CEOSE-CROSE_m042p01 - Correspondências Diversas sobre Educação e CEOSE, 1967

Correspondências enviadas ao chefe do serviço de publicações do IBGE e ao secretário da Divisão Brasileira do Ponto IV, pela secretária executiva dos CEOSE, solicitando exemplar de trabalho;
Recomendações sobre a reforma administrativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, por Jacques Torfs;
Carta enviada pelo professor Michel Debrun, comentando sobre as notas de um artigo feitas pelo professor Thales de Azevedo;
Correspondência enviada ao gerente da Viação Aérea Rio Grandense (VARIG), pelo diretor do INEP, solicitando anulação de passagens não utilizadas;
Correspondência enviada ao professor Dumerval Trigueiro Mendes. pelo professor Jacques Torfs, sobre ressarcimento de despesas;
Encaminhamento de relatório sobre Sergipe;
Correspondência enviada ao professor Carlos Ovídio Lopes de Mendonça, pelo professor Michel Debrun, agradecendo remessa de documentos relativos a URN;
Correspondências enviadas ao coordenador dos CEOSE, pela secretária executiva, solicitando autorização para contabilidade efetuar pagamento;
Correspondência enviada ao secretário do Conselho Estadual de Educação, pela secretária executiva dos CEOSE, solicitando publicações para organização de uma seção de documentação, que reuni todos os trabalhos dos CEOSE;
Dados sobre a atuação do governo federal no setor do ensino do estado do Paraná;
Planejamento - reorganização administrativa;
Ceose Paraná - programação do evento;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Estado do Paraná, ao coordenador do CEOSE, enviando programa dos trabalhos a serem desenvolvidos junto à Secretaria de Educação;
Correspondência enviada ao professor Luiz Carlos Sibut, pelo coordenador dos CEOSE, sobre realização dos Colóquios de Curitiba;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Estado de Sergipe, pelo professor Jacques Torfs, devolvendo documentos;
Correspondência enviada ao secretário de educação e aos presidentes dos Conselhos Estaduais do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, de Guanabara, do Gioás e de Minas Gerais, pelo diretor do INEP, sobre instalação junto ao INEP de uma comissão constituída de educadores, encarregada de promover programa de cooperação técnica;
Correspondências enviadas ao secretário de educação e presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação dos Estados: Pará; Maranhão; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; do Paraná; Espirito Santo; Bahia; Alagoas; Pernambuco; São Paulo; Acre; Goiás; Amazonas e Pará, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondências enviadas aos professores Nerval Jurema, Itamar de Soua Brito, Inês Vasconcelos, Luiz Carlos Sibut, Jonathas Athias, Oswaldo Ferreira de Melo e José Mário Pires Azanha, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondências enviadas aos reitores de diversas universidades de vários estados do Brasil, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondência enviada aos diretores dos CRPE e secretários de educação, pelo coordenador dos CEOSE, sobre a reformulação do plano dos CROSE em CEOSE;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre devolução de passagens e ressarcimento de despesas;
Correspondência enviada aos gerentes dos estabelecimentos: Gráficos Unidos LTDA; da J. C. Andrade; Empresa Gráfica Ouvidos S.A.; pela secretária executiva dos CEOSE, sobre a carta convite "Coleta de preços";
Estudo sobre o ensino médio do estado da Paraíba;
Correspondência enviada ao secretário de educação e cultura do Sergipe, pelo coordenador dos CEOSE, dando explicações sobre sua ausência na etapa inicias do Colóquio de Sergipe;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Jacques Torfs, sobre contabilidade e reembolso;
Correspondências enviadas pela secretária executiva, solicitando material e fatura da compra para as empresas escolhidas pelos CEOSE;
Dados sobre a atuação do governo federal no setor de ensino, do Estado de Sergipe;
Informações e história dos CEOSE;
Correspondência enviada ao secretário do escritório de pesquisa econômica aplicada (EPEA), pela secretária executiva, solicitando envio de publicações do EPEA;
Correspondência enviada ao diretor do Departamento Nacional de Educação, pelo coordenador dos CROSE, informando possibilidade de cooperação mútua devido a vontade do diretor de acompanhar a semana de trabalhos que os CROSE realizada na Paraíba;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo coordenador dos CROSE, enviado dados e informações sobre os CROSE;
Correspondência enviada ao coordenador dos CEOSE, pelo professor Paulo de Almeida Campos, membro da comissão dos CROSE, devolvendo passagem aérea;
Correspondência enviada ao professor Alvaro Magalhães, pelo professor Paulo de Almeida Campos, enviado agradecimentos;
Correspondência enviada ao coordenador dos CROSE, pelo professor Jacques Torfs, sobre lista dos participantes dos CROSE de Santa Cantarina e sobre preparação dos CROSE, uma visita a João Pessoa na Paraíba;
Correspondência enviada ao professor Wilsen Rodrigues, pelo professor Michel Debrun, comunicando a escolha da cidade de Cuiabá para evento dos CROSE;
Correspondência enviada ao professor Roque Spencer Maciel de Barros e ao professor Luiz Pereira, pelo professor Michel Debrun, informando sobre a realização dos CROSE;
Correspondências enviadas ao professor Dumerval Trigueiro Mendes, pelo professor Jacques Torfs, apresentando trabalhos;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país.

Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE

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