Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1953 - 1980 (Produção)
Nível de descrição
Séries
Dimensão e suporte
0,95 metros lineares de documentos (07 caixas).
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME) foi implementada pelo INEP por meio da Portaria Ministerial nº 160, de 26 de março de 1953. Visava introduzir os métodos de pesquisa de levantamento e diagnóstico e a perspectiva do planejamento educacional, usando como base os dados sobre os sistemas de ensino de cada estado brasileiro.
A CILEME tinha como objetivo reunir dados sobre os sistemas estaduais de ensino, introduzindo a pesquisa de levantamentos e de diagnóstico e a perspectiva do planejamento educacional aplicado às particularidades de cada estado brasileiro.
A essa Campanha somou-se outra, ainda em 1952, a do Livro Didático e Manuais de Ensino (CALDEME), visando a assistência técnica ao professorado. Aos cursos de aperfeiçoamento se acrescentavam, portanto, os guias para orientação de "cada professor no ensino primário e médio" (INEP, 1956). Além de ter sido reunida uma coleção considerável de livros sobre as matérias de ensino e sobre princípios e métodos educacionais, foi encomendada a elaboração de diversos manuais, que é como se chamavam, à época, os documentos que informavam sobre as ementas do cursos.