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BR DFINEP - Áudios

Esse subfundo abrange áudios do MOBRAL. Esse acervo possui áudios sobre programas culturais, narrações, gravações de programas de rádios, palestras, histórias, poesias, entrevistas com professores e alunos e etc. Tem também áudios sobre o Projeto de Alfabetização Funcional, Projeto Minerva, Conversando com o MOBRAL e outros programas que passam nas rádios da época.

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PESQUISA_m1207p02 - Relatório dos Trabalhos realizados nas Classes Experimentais, 1959

O documento apresenta o relatório detalhado das atividades desenvolvidas nas classes experimentais mantidas pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE-SP) durante o ano letivo de 1959, no âmbito do Projeto UNESCO-MEC. O trabalho foi conduzido com a coordenação da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM) e com a colaboração de professores com formação especializada nos Estados Unidos e apoio de técnicos da UNESCO. As classes funcionaram junto ao CRPE, localizadas na cidade de São Paulo/SP.

O material documenta a organização pedagógica e administrativa do projeto, incluindo planejamento curricular, seleção e formação docente, métodos de ensino, estrutura das atividades por áreas (linguagem, aritmética, estudos sociais e artes), reuniões de pais e mestres, aplicação de testes de avaliação e observações psicopedagógicas. Destaca-se a participação de figuras notáveis como o professor Dr. Joel Martins, diretor da DAM, e o professor Fernando de Azevedo, diretor do CRPE-SP, além das professoras orientadoras Sylvia Alves, Celso João Ferretti, Tereza Coletto, Maria Aparecida Paiva Ferreira Pinto e Adia Neme.

O Grupo Escolar Alberto Torres, no bairro do Butantã, e a comunidade escolar dos bairros de Pinheiros e Caxingui também tiveram papel relevante na arregimentação dos alunos participantes. O projeto contemplou práticas inovadoras como o ensino individualizado, o uso de materiais didáticos alternativos e a integração ativa da família no processo educativo, tendo como base a filosofia democrática da educação defendida por Anísio Teixeira e John Dewey.

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TRABALHOS AVULSOS_m21p01 - Textos, artigos, ensaios, correspondências e registros iconográficos que abordam temas centrais da educação e cultura no Brasil, 1960

O dossiê reúne textos, artigos, ensaios, correspondências e registros iconográficos que abordam temas centrais da educação e cultura no Brasil, com ênfase na reflexão filosófica, pedagógica e institucional. Destacam-se análises sobre o princípio do planejamento educacional no “Programa de Governo”; discussões sobre a obrigatoriedade do ensino de latim no ginásio; e reflexões sobre a escola como agente de mudança cultural, sob a ótica da filosofia educacional de John Dewey.

Inclui considerações sobre os principais defeitos do ensino médio brasileiro e críticas às tradições universitárias frente à criação da Universidade de Brasília, abordadas por Jayme Abreu. O material também conta com ensaio de crítica filosófica sobre o pensamento de Dewey e sua influência no Brasil, com menções a figuras como Anísio Teixeira, Harold Benjamin, Gilberto Freyre, John Brubacher (Yale University), John L. Childs e Beatriz Osorio, além de referência à conferência ministrada pelo professor Newton Sucupira, promovida pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife.

O dossiê contém ainda uma relação fotográfica da conferência “As Classes Experimentais”, promovida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), e reflexões sobre a atualidade da filosofia de John Dewey no contexto do ensino democrático e científico. A documentação expressa a interlocução entre teoria e prática na educação brasileira dos anos 1950 e 1960, revelando a crítica à herança elitista e ao modelo tradicional das universidades e escolas do país.

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PESQUISA_m1094p01 - Projeto de Organização e Implantação de Classes Experimentais, 1956 - 1959

O dossiê reúne documentos relacionados ao projeto de organização e implantação de classes experimentais no curso ginasial (ensino secundário), desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) em cooperação com instituições de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Inclui programas de curso por disciplina, relações de escolas e professores envolvidos, questionários de entrevista aplicados a diretores e alunos, correspondência institucional, propostas pedagógicas, relatórios de observação, registros administrativos e recortes de jornal.

Entre os locais visitados e analisados estão o Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo, o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), o Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP), o Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) e o Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (Nova Friburgo/RJ). As visitas técnicas e entrevistas foram conduzidas por representantes do CBPE e da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), com o objetivo de avaliar a eficácia pedagógica, estrutura curricular e aspectos organizacionais das classes experimentais.

O material reflete os esforços de renovação do ensino secundário no Brasil a partir da experimentação metodológica, da integração entre teoria e prática pedagógica e da articulação entre universidades, colégios de aplicação e órgãos de pesquisa educacional.

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PESQUISA_m1207p01 - Execução e encerramento do projeto intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, 1959 - 1960

O dossiê reúne documentos relativos à execução e encerramento do Projeto CBPE-80/DEPE-14/59, intitulado “Classes Secundárias Experimentais”, coordenado por Jayme Abreu no âmbito do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), órgão do Ministério da Educação e Cultura. Contém termo de encerramento assinado por Anísio Teixeira e Péricles Madureira de Pinho, demonstrativos de despesas, faturas, autorizações de pagamento, solicitações de adiantamento e correspondências internas.

Inclui registros detalhados das visitas técnicas realizadas em diversas instituições de ensino com classes experimentais no país, como o Colégio Nova Friburgo (Fundação Getúlio Vargas, Nova Friburgo/RJ), o Colégio Estadual de Uberlândia (MG), e instituições da cidade de São Paulo, como o Colégio Santa Cruz (Alto de Pinheiros/SP), o Instituto de Educação “Narciso Pieroni” (Socorro/SP), entre outras. Há também comunicação com professores envolvidos, como Álvaro Roberto Diniz Corrêa, Carlos Corrêa Mascaro e Amaury Pereira Muniz. As viagens de observação envolveram deslocamentos a Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Nova Friburgo (RJ), Uberlândia (MG) e Socorro (SP), e buscavam avaliar a estrutura, funcionamento, currículo e práticas pedagógicas das classes secundárias experimentais.

A documentação evidencia o acompanhamento técnico e financeiro do projeto, além de aspectos administrativos e pedagógicos das experiências piloto no ensino secundário brasileiro entre 1959 e 1960.

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PESQUISA_m1082p01 - Classes Secundárias Experimentais, 1959 - 1961

O documento reúne um extenso conjunto de registros textuais referentes à implementação e à avaliação de classes experimentais no ensino ginasial brasileiro ao final da década de 1950. Trata-se de um levantamento realizado em colégios do estado de São Paulo, entre eles o renomado Colégio Santa Cruz, localizado no bairro Alto de Pinheiros, na capital paulista, com o objetivo de identificar a existência e o funcionamento dessas classes experimentais.

O material contempla propostas pedagógicas, planos curriculares, métodos de ensino, organização administrativa, estrutura física e análise dos resultados obtidos em diversas instituições de ensino, públicas e confessionais. Inclui ainda entrevistas, visitas técnicas e observações conduzidas por representantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), com destaque para aspectos como orientação educacional, organização curricular, formação docente, infraestrutura escolar e participação da comunidade escolar.

Além disso, a documentação apresenta o histórico institucional do Instituto de Educação “Jundiaí” e dados sobre seus cargos administrativos e docentes. Reflete um período de transição e experimentação metodológica no ensino secundário, marcado pela articulação entre práticas pedagógicas inovadoras e o debate sobre a permanência da tradição humanista frente às propostas de renovação educacional.

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CRPE-SP_m0616p01 - Correspondências relativas do III Curso de Administradores e Supervisores da Educação para a América Latina, 1972

O processo técnico nº 352/71 reúne correspondências referentes à organização do “III Curso de Administradores e Supervisores da Educação para a América Latina” (III CASEAL), coordenado pelo professor José Augusto Dias. As comunicações tratam de solicitações diversas, incluindo: pedido ao diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André, professor Antônio Teixeira Dias, para uso do auditório pelos bolsistas; encaminhamento ao reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, solicitando autorização para visita da delegação; consulta ao diretor do Colégio Santa Cruz, localizada em Alto de Pinheiros na cidade de São Paulo, quanto à possibilidade de realização de palestra e visita; contato com o Dr. Kyokichi visando visita às suas instalações; e comunicações endereçadas ao Dr. Rondon Pacheco, João Marques de Vasconcellos e Dr. Nelson Scarano, com o objetivo de providenciar alojamento para os participantes bolsistas do curso.

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CRPE-MG_m001p01 - Correspondências sobre Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, 1957

Correspondência enviando exemplar do relatório de atividades do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE/MG;
Correspondência sobre curso de aperfeiçoamento de pesquisadores sociais;
Discurso do professor Mário Casassanta na sessão solene de instalação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais, no dia 04 de fevereiro de 1957;
Correspondência sobre inauguração do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CRPE/MG;
Correspondências sobre a visita de professores ao Brasil para estudos e pesquisas.

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CRPE-PE_m016p01 - Relatório de Atividades do CRPE-PE, 1962

Relatório anual do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife - CRPE/RE, referente ao ano de 1962, das divisões e setores: Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE, Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais - DEPS, Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério - DAM e Secretaria Executiva – com relatórios da Escola Experimental, Publicações, Biblioteca, Funções Administrativas, Pessoal e Contabilidade. O relatório da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE contém os anexos:
Plano Geral para a Experiência de Orientação Profissional,
Pesquisas – Pesquisas sobre os recursos econômicos para a Educação em Pernambuco,
O Recife e seus problemas sociais e educacionais,
Seminário sobre “O Ensino Médio – Tema e Problemas”,
Seminário sobre “O Ensino Médio – Tema e Problemas” Fascículo amostra da Crestomatia,
Reformulação do projeto de curso sobre: Problemas de Planejamento e Programação Educacional;

O anexo referente ao Seminário sobre o Ensino Médio contém os seguintes textos: Introdução à crítica do ensino secundário – significado social dos tipos de ensino, de Geraldo Bastos Silva; A nova organização do ensino na França, de J. Ranke; Uma nova era em educação, de I. L. Kandel; L’université a l’heure de son beffroi, de Pierre Prégniard; L’enseignement problème social – Modernes et Classiques, de R. P. de Dainville; L’équilibre des études dans l’éducation actuelle, de Franz Hilker; La spécialisation dans les écoles secondaires en Angleterre et au Pays de Galles, de C. H. Dobinson;
A Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério contém os anexos: Sondagem de opinião do professorado sobre Curso do INEP-PABAEE-CRPE; Curso Intensivo de Aperfeiçoamento para Professoras Primárias, em convênio com o Programa de Assistência Brasileiro Americana ao Ensino Elementar (PABAEE), de Belo Horizonte; Curso de Iniciação à Criatividade Artística, a cargo da Professora A. Escobar S.S.D; I Semana de Estudos sobre o Livro Didático para o Curso Primário; Relatório da visita da Assistente da D.A.M. a Escolas do Interior; Relatório da viagem da assistente da DAM, Prof. Janise Peres, pelo Nordeste; Anteprojeto da Escola de Demonstração do CRPE do Recife - Estrutura e Funcionamento; I Semana de Recursos Audiovisuais – Os recursos audiovisuais e a aprendizagem; I Semana de Recursos Audiovisuais – O quadro-negro; I Semana de Recursos Audiovisuais – O ensino através do filme; O ensino das ciências físicas e naturais na escola primária; Estudos sociais na Escola Elementar; Levantamento de informações sobre recursos didáticos dos Institutos de Educação do Nordeste; relatório da visita à construção do auditório e da Escola de Demonstração do CRPE.

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CILEME_m006p04 - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos História da Educação no Brasil, 1955

Relatório das Atividades do Inep, contendo:
Andamento dos trabalhos sobre a História da Educação no Brasil;
Cursos promovidos pelo Inep; Atividades da CILEME;
Informações sobre o ensino secundário, superior, emendativo, teatro, agrícola;
Atividades do Instituto Nacional do Livro (INL);
Nota sobre a posse do ministro Abgar Renault;
Criação do Departamento Nacional do Serviço Social;
Inauguração da Casa do Professor;
Congressos, reuniões, certames, cursos;
Plano de Colaboração entre o Instituto Nacional de Surdos-Mudos e a Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do DF;
Normas para organização e funcionamento das caixa escolares nos cursos de ensino supletivo;
Reforma do ensino elementar em Minas Gerais;
Criação da Secretaria de Cultura, em Minas Gerais;
Notas sobre realizações educacionais nos estados do Brasil e criação da Casa do Brasil na Universidade de Paris.

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