Item - CRPE-PE_m016p01 - Relatório de Atividades do CRPE-PE, 1962

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Título

CRPE-PE_m016p01 - Relatório de Atividades do CRPE-PE, 1962

Data(s)

  • 1962 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual, 251 páginas.

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Nome do produtor

Biografia

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
Com sede provisória no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, o CRPE/PE foi inaugurado oficialmente em 1957, tendo o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre como o primeiro Diretor do novo Centro a ser nomeado, com a presença do Professor Anísio Teixeira Diretor do INEP em uma sessão inaugural.
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Em 23 de maio de 1975, através do Decreto nº 75.754, o Presidente Ernesto Geisel extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

História do arquivo

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Relatório anual do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife - CRPE/RE, referente ao ano de 1962, das divisões e setores: Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE, Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais - DEPS, Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério - DAM e Secretaria Executiva – com relatórios da Escola Experimental, Publicações, Biblioteca, Funções Administrativas, Pessoal e Contabilidade. O relatório da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais - DEPE contém os anexos:
Plano Geral para a Experiência de Orientação Profissional,
Pesquisas – Pesquisas sobre os recursos econômicos para a Educação em Pernambuco,
O Recife e seus problemas sociais e educacionais,
Seminário sobre “O Ensino Médio – Tema e Problemas”,
Seminário sobre “O Ensino Médio – Tema e Problemas” Fascículo amostra da Crestomatia,
Reformulação do projeto de curso sobre: Problemas de Planejamento e Programação Educacional;

O anexo referente ao Seminário sobre o Ensino Médio contém os seguintes textos: Introdução à crítica do ensino secundário – significado social dos tipos de ensino, de Geraldo Bastos Silva; A nova organização do ensino na França, de J. Ranke; Uma nova era em educação, de I. L. Kandel; L’université a l’heure de son beffroi, de Pierre Prégniard; L’enseignement problème social – Modernes et Classiques, de R. P. de Dainville; L’équilibre des études dans l’éducation actuelle, de Franz Hilker; La spécialisation dans les écoles secondaires en Angleterre et au Pays de Galles, de C. H. Dobinson;
A Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério contém os anexos: Sondagem de opinião do professorado sobre Curso do INEP-PABAEE-CRPE; Curso Intensivo de Aperfeiçoamento para Professoras Primárias, em convênio com o Programa de Assistência Brasileiro Americana ao Ensino Elementar (PABAEE), de Belo Horizonte; Curso de Iniciação à Criatividade Artística, a cargo da Professora A. Escobar S.S.D; I Semana de Estudos sobre o Livro Didático para o Curso Primário; Relatório da visita da Assistente da D.A.M. a Escolas do Interior; Relatório da viagem da assistente da DAM, Prof. Janise Peres, pelo Nordeste; Anteprojeto da Escola de Demonstração do CRPE do Recife - Estrutura e Funcionamento; I Semana de Recursos Audiovisuais – Os recursos audiovisuais e a aprendizagem; I Semana de Recursos Audiovisuais – O quadro-negro; I Semana de Recursos Audiovisuais – O ensino através do filme; O ensino das ciências físicas e naturais na escola primária; Estudos sociais na Escola Elementar; Levantamento de informações sobre recursos didáticos dos Institutos de Educação do Nordeste; relatório da visita à construção do auditório e da Escola de Demonstração do CRPE.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso local

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Março de 2022; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

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