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Apresentação teatral da Lenda da Iara Mãe D’agua
Apresentação teatral da Lenda da Iara Mãe D’agua pela aluna do MOBRAL, Manaus/AM.
Nas lendas, a Iara é retratada como uma linda mulher, que atraía os homens com sua beleza e com sua voz. Diz-se que quem ouvia o seu canto acabava enfeitiçado.
Em muitas histórias, ela aparece para os jovens, bravos e fortes guerreiros, encantando-os e levando-os para o fundo do rio.
Arquivo Histórico
CBPE_m311p01 - Correspondências Enviadas e Recebidas pelo CBPE sobre Servidores, 1960
- Item
- 1960
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Correspondências enviadas e recebidas pelo INEP e CBPE, sobre trâmites de servidores; apresentação de servidores, frequências, comunicando dependentes de servidores, comunicando prestação de serviço de funcionários em outros órgãos, declarações de salário, comunicando prestação de serviços ao CBPE, solicitando servidores, requisição de funcionários, comunicando admissão e respectivos salários, aumento de horas no expediente e substituição de funcionário.
Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - CBPE
Moçambiques participando dos festejos de Nossa Senhora do Rosário, São Roque de Minas/MG, agosto de 1979.
Arquivo Histórico
- Item
- 1971
Part of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Apresentamos aqui o artigo “O Folclore no Brasil”, de Alceu Maynard Araújo, apresentado no I Seminário de Estudos Brasileiros, em 1971.
Fig. 1 - Apresentação folclórica Boi de Mamão, por alunos do MOBRAL na inauguração do Posto Cultural de Itajaí/SC. 1974.
Fig. 2 - Apresentação folclórica Boi de Mamão brincando e Terno de Reis, cantada por alunos do MOBRAL na inauguração do Posto Cultural de Itajaí/SC. 1974.
Arquivo Histórico
Grupo folclórico performando a dança folclórica Congada de Bastões, Ipanema/MG.
Arquivo Histórico
Dança da capoeira, apresentada pelos alunos do MOBRAL no Posto Cultural, Parnaíba/PI.
A capoeira surgiu como resposta à violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. A partir de golpes e movimentos corporais ágeis, a luta permitia que eles se defendessem das brutais perseguições dos capitães do mato, cuja atribuição era capturar quem havia fugido.
Para não levantarem suspeitas, os senhores de engenho proibiam que praticassem qualquer tipo de esporte, os capoeiristas adaptaram os movimentos e adicionaram elementos coreográficos e musicais, camuflando seu verdadeiro significado.
Hoje, a capoeira é considerada umas das maiores manifestações culturais brasileiras e é reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte.
Arquivo Histórico
Bumba-meu-boi em homenagem ao Dia do Folclore
Bumba-meu-boi em homenagem ao Dia do Folclore no Posto Cultural de Morro do Chapéu/BA.
Arquivo Histórico
Grupo de Catira, Anastácio/MT
Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. A coreografia é executada, na maioria das vezes, por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.
É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira (São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
Arquivo Histórico