Pièce - Passagem da Mobralteca por Campo Belo - MG e por Cristalina - GO

Zone d'identification

Cote

Titre

Passagem da Mobralteca por Campo Belo - MG e por Cristalina - GO

Date(s)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Sonoro; Arquivo MP3 (.mp3); Tempo: 00:15:47.

Zone du contexte

Nom du producteur

(1968 - 1985)

Notice biographique

O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi oficializado pelo decreto nº 62.455, de 22 de março de 1968. Embora oficialmente estabelecido naquele ano, o movimento teve sua criação em 15 de dezembro de 1967, Dia Internacional da Alfabetização, por meio da Lei nº 5.379 durante o governo de Costa e Silva. Sua implementação, no entanto, só ocorreu em 1970, quando Emílio Garrastazu Médici assumiu a presidência, e Jarbas Passarinho era o Ministro da Educação.

Vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, o MOBRAL tinha como missão implementar o Plano de Alfabetização Funcional e a Educação Continuada para Adolescentes e Adultos, entre outros projetos que visavam diversificar as abordagens de ensino e inclusão social. Tinha como foco a alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais que não soubessem ler e escrever. O principal objetivo era promover a alfabetização funcional e a continuidade da educação por meio de cursos específicos, com duração prevista de nove meses.

O MOBRAL surgiu como um programa do governo militar para ir contra o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, lançado em janeiro de 1964, coordenado por Paulo Freire, apesar de usar métodos de ensino parecidos. O programa enfrentou diversos desafios ao longo dos anos, tanto em termos de estrutura quanto de custos. O financiamento do MOBRAL dependia de recursos da União, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, incentivos fiscais ( até 2% de desconto no do Imposto de Renda) e uma parcela da Loteria Esportiva, o que representava um alto custo para o governo.

Em 1975, o programa foi alvo de uma investigação por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal. A investigação foi desencadeada após denúncias sobre a inclusão indevida de crianças de 9 a 14 anos no programa, o que gerou críticas à sua execução e resultou na versão "MOBRALZINHO", que visava atender essa faixa etária. Além disso, as críticas à falta de resultados efetivos e a questão do elevado custo de manutenção começaram a afetar a imagem do programa.
Em meio a esses desafios, o MOBRAL foi se modificando ao longo do tempo, criando novos programas e tentando se adaptar às necessidades de uma população maior. Porém, a pressão política e os custos elevados se tornaram insustentáveis.

O MOBRAL foi extinto pelo Decreto nº 92.374 de 6 de fevereiro de 1985, no governo do José Sarney e foi criada a Fundação EDUCAR, que visava substitui o MOBRAL. Por fim, a Fundação Educar foi extinta em 1990. O fim do MOBRAL também foi motivado pela insatisfação com os resultados do programa, que não conseguiu reduzir de forma significativa os índices de analfabetismo, e pela crescente necessidade de reformular as estratégias de educação de adultos e jovens no Brasil.

Histoire archivistique

O acervo documental do Arquivo Histórico do Inep inicialmente é organizado por séries documentais dispostas dentro da Seção de Fundo Histórico. Tal classificação é derivada de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do Ministério da Educação - MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até chegar no modelo atual o qual obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até 1997, ano em que o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448/97. Atualmente é coordenado pela Coordenação de Disseminação de Informação - CGDI. As séries compõem-se majoritariamente por documentos textuais, iconográficos e cartográficos.

Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas à Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país. Disseminar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de um objetivo institucional de difusão de sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Informativo de como foi a passagem da Mobralteca por Campo Belo e Cristalina. Dois áudios juntos, o último com cortes e regravações por cima da fita. Incompleto.

Locutor:
Estamos em Campo Belo, cidade situada no sudeste do estado de Minas Gerais, e aqui vemos a moderna Praça dos Expedicionários, onde também se localiza a nova Igreja Matriz de Senhor Bom Jesus, Santo padroeiro da cidade.

(música)
A Mobralteca tá chegando, quem quiser pode chegar...

Locutor:
A Mobralteca, posto avançado do Mobral Cultural, esteve durante dois dias em Campo Belo e cumpriu sua finalidade realizando intensas atividades.

(música)
Ah Mobralteca, Mobralteca de tudo...

Locutor:
Possuindo um posto cultural muito bem organizado e bastante ativo, a cidade de Campo Belo, pela sua população, participou com brilhantismo incomum de toda a programação da Mobralteca.
Oferecendo ao público materiais de artesanato em couro, madeira, tapeçaria, etc. O Baú da Criatividade constituiu um autêntico sucesso.

(música)

Locutor:
O show, no palco armado da Mobralteca, arrancou aplausos da multidão que o presenciou. Esta fanfarra, com 80 alunos do Colégio Dom Cabral, teve a orientação do Padre Cornélio.
Uma outra fanfarra, a do Colégio Armstrong, também fez vibrar a assistência.
No Ano Internacional da Mulher, a Escola Cônego Ulisses prestou uma linda homenagem à mulher brasileira com o jogral dramatizado "Uma História de Mulher", de autoria da professora Dona Maria Clara Mendonça.
Uma homenagem à Solor Joana Angélica, Madre Superiora do Convento da Lapa, que enfrentou bravamente soldados portugueses que tentavam invadir seu mosteiro.
Ana Nery, primeira enfermeira brasileira que cumpriu nos campos de batalha a maior missão de que poderia partilhar, tornando-se a mãe dos brasileiros.
Anita Garibaldi, exemplo de esposa e modelo de valentia, entrou para a nossa história e é sempre lembrada como a heroína de dois mundos.

(música) Carmen Miranda - Pra você gostar de mim (tocando ao fundo)
Aí, eu fiz tudo para você gostar de mim...

Locutor:
Carmen Miranda, a pequena notável que projetou o Brasil através da música. Carmen Miranda, seu nome jamais será esquecido na música popular brasileira. A pequena notável simboliza a vivacidade e a sensibilidade das nossas mulheres.

(música) Carmen Miranda - Pra você gostar de mim (tocando ao fundo)
Possa bem eliminar seu coração, meu amor

Locutor:
Mas o show tinha sua sequência e o público vibrava com os números que eram apresentados. Pessoas que existiam pediam para subir ao palco e eram atendidas Como foi o caso do jovem conhecido na cidade de Campo Belo como Antônio Peru.
Número de real beleza foi apresentado por um grupo de ginastas, alunos da Escola Estadual Abílio Neves e que teve a direção da professora Carolina de Oliveira Diniz.
Uma bela apresentação também foi o número de balé realizado por um grupo de alunos do Colégio São José.
O público permanecia atento ao show da Mobralteca e aplaudiu com entusiasmo quando apareceu no palco a banda Santa Cecília, também conhecida como Banda Branca e que é presidida pelo Dr. Sílvio Cardoso. Banda Branca tem a regência do maestro, o senhor Sebastião dos Passos, o popular Tião do Lula.

(música tocando ao fundo)
E fui a São Lourenço, Campo Belo em São João del Rey.

Locutor:
E a música sertaneja não ficou de fora também da programação de Campo Belo. A dupla Doraí e Douradinho compareceu ao palco, apresentou vários números e foi muito aplaudida.
Outra dupla também muito conhecida em toda a região esteve presente no palco da Mobralteca em Campo Belo, cantou vários números atendendo a pedidos e agradou bastante ao público presente. a dupla Serrano e Serranilha.
Campo Belo viveu dois dias de intensa movimentação com a apresentação da Mobralteca. E a sua equipe agradece na oportunidade às autoridades, à Comissão Municipal do MOBRAL e ao público que compareceu prestigiando sua programação. O nosso melhor obrigado e até breve!


Passagem da Mobralteca por Cristalina – GO.

Locutor:
Situada em ponto-chave das comunicações da capital da República com o sul do país, eis que se situa no entroncamento de duas das maiores rodovias nacionais, BR-040 e BR-050 na região centro-oeste do estado, Cristalina, cidade que pelo seu crescimento e desenvolvimento torna-se, a cada dia que passa, uma realidade palpitante da qual não se pode ignorar.
A cidade de Cristalina é toda pavimentada e apresenta um traçado harmonioso e agradável. É frequentada por turistas brasileiros e estrangeiros, pois a mesma oferece locais pitorescos e de rara beleza.
O Museu da Municipalidade é uma das mais ricas expressões do patrimônio histórico da cidade. A cachoeira é um local de uma beleza invulgar e a Pedra do Chapéu do Sol é outra obra de Arte. um brinde da natureza aos habitantes do lugar. Pesando aproximadamente 400 toneladas, A pedra fica presa somente numa circunferência de nada mais, nada menos que 50 centímetros.
Foi nesta magnífica cidade goiana que nos dias 3 e 4 de junho passado esteve a Mobralteca, posto cultural volante, cuja finalidade é realizar o programa cultural do MOBRAL levando às populações por onde passa manifestações culturais da maneira mais variada, em forma de música, teatro, televisão, etc.
Uma das atividades que foi muito bem aceita pela população de Cristalina, foi a biblioteca, cuja finalidade é evitar o processo de regressão do recém-alfabetizado e estimular o hábito de leitura na população. Seus livros são emprestados ao público que pode levá-los para casa, devolvendo-os na viagem de volta da Mobralteca. Oferecendo ao público oportunidade para realizar consultas e obter informações, durante as apresentações da Mobralteca, jornais, revistas, fascículos, etc. são distribuídos gratuitamente aos presentes.
O show que a Mobralteca apresenta todas as noites é uma das maiores atrações de toda a sua programação. Nele, é dada a oportunidade para quem quiser cantar, dançar, tocar ou ainda para grupos folclóricos se apresentarem com números de folias de reis, congado, reizado, capoeira, katira, etc.

(música ao fundo)
Eu não sabia eu não sabia que...

Locutor:
Este senhor cantou alguns números fazendo ele próprio o acompanhamento ao violão.
Também, o presidente do MOBRAL de Cristalina, senhor Alicérgio de Carvalho Rezende esteve presente em nosso show juntamente com o senhor Divino Borges formou a dupla e fez muito sucesso.

Criança cantando:
Dois do lado, sabe por quem nunca me viu?

Locutor:
Como na Mobralteca as oportunidades foram para todos, este garoto também compareceu e mostrou suas qualidades artísticas, interpretando números de real valor e de muita beleza. Ele se chama Paulo de Tarso.

Criança cantando:
O povo do Brasil.

Locutor:
Entre o folclore da cidade, podemos destacar a quadrilha e também a katira, e esta foi mostrada em nosso palco por um grupo de senhores que na ocasião teve o comando do senhor Alicérgio, como já dissemos, presidente da comum local.
Com a finalidade de também dar oportunidade àqueles que não sabem cantar e nem tocar, são realizadas pequenas gincaninhas com prêmios para os seus vencedores. A dança dos limões é bastante agradável e consegue sempre seu objetivo de alegrar não só aos que dela participam, mas também aos assistentes. A prova da maçã também é muito disputada e quem ganha é aquele que consegue morder primeiro sua maçã sem ele colocar a mão, esta senhorita que vemos na foto foi a ganhadora além de levar a maçã levou também uma pequena lembrança da Mobralteca. Os grupos teatrais também constituem-se em autênticas atrações para todos e não raramente temos participações de peças infantis, jograis e outros congêneres.
Em Cristalina, os alunos do Colégio Estadual se organizaram e apresentaram a peça intitulada "Tudo". E não precisamos dizer-lhes do sucesso alcançado. e o show da Mobalteca ia tendo sua sequência...
(corte)
Uma homenagem a solo Joana Angélica Madre superiora do convento da Lapa que enfrentou bravamente soldados portugueses que tentavam invadir seu mosteiro...
(corte)
De carnaval da cidade que se chamava Sabino. Ao boi do Sabino juntaram-se também a pantera cor-de-rosa e a mula Etelvina, que também fazem parte do folclore divinopolitano. Este senhor, Lázaro Bueno, é uma das figuras mais conhecidas da cidade e há vários anos trabalha com couro. Ele faz os mais variados...

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Acesso livre.

Conditions de reproduction

Áudio MP3 (.mp3).

Langue des documents

  • portugais brésilien

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Note

A transcrição apresentada foi feita manualmente. Esse processo demanda atenção, tempo e escuta cuidadosa, especialmente quando se trata de áudios antigos, com baixa qualidade sonora, cortes ou trechos de difícil compreensão.

Por esse motivo, podem haver pequenos erros ou imprecisões na transcrição, mesmo com todo o cuidado envolvido. Trechos com ruídos, sobreposição de vozes ou palavras inaudíveis são particularmente desafiadores e podem afetar a fidelidade total do registro.

O Arquivo Histórico tem o compromisso preservar o conteúdo da forma mais fiel possível, respeitando a fala original e o contexto em que o áudio foi produzido. Estamos abertos a sugestões ou correções e caso seja identificado algo que possa ser melhorado, entre em contado com a equipe pelo e-mail arquivo.historico@inep.gov.br

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Novembro de 2025; Arquivo Histórico; INEP.

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Document numérique (Matrice) zone des droits

Document numérique (Référence) zone des droits

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés