Séries - 2. Herança Cultural Afro-Brasileira no Acervo Histórico do INEP

Galeria Chica Xavier 1 - Francisca Xavier Queiroz de Jesus 2 - Chica no Inep 3 - Vida no Rio 4 - Pesquisa 5 - Trajetória artística 6 - Aposentadoria do serviço público Galeria Palmares e Heranças Culturais 01 - Fornos de cal, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa do IV Centenári... 02 - Negras Comerciantes de Angu, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 03 - Negras livres, vivendo de seu trabalho, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Com... 04 - Negras comerciantes, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil  - Edição Comemorativa do IV Ce... 05 - Negros, vendedores de carvão e vendedoras de milho, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil ... 06 - Vendedores de leite e capim, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 07 - Negras de diferentes nações, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 08 - Crianças dançando capoeira em uma apresentação escolar no Posto Mobral de Pirapora em Minas ... 09 - Crianças dançando samba em uma apresentação escolar no Posto Mobral de Pirapora em Minas Ger... 10 - Escola de Samba de Boa Viagem em Minas Gerais, década de 1970. 11 - Integrante de uma escola de samba de Governador Valadares em Minas Gerais, década de 1980. 12 - Apresentação cultural no Posto Mobral de Porto Velho/RO, na década de 1980. 13 - Apresentação cultural no Posto Mobral de Porto Velho/RO, na década de 1980. Galeria Relíquias da Bahia 01 - Capa - Relíquias da Bahia - Edgard de Cerqueira Falcão, 1940. 02 - Igreja do Rosário (Pelourinho) - Relíquias da Bahia - Edgard de Cerqueira Falcão, 1940. 03 - Ladeira da Conceição da Praia - Relíquias da Bahia - Edgard de Cerqueira Falcão, 1940.
Resultados 1 até 25 de 37 Mostrar tudo
Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

Título

2. Herança Cultural Afro-Brasileira no Acervo Histórico do INEP

Data(s)

Nível de descrição

Séries

Dimensão e suporte

Área de contextualização

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Por essa ocasião, em 2022 a equipe da Coordenação-geral de Disseminação de Informações (CGDI) do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira homenageia Chica Xavier com o lançamento da exposição virtual “Herança Cultural Afro-Brasileira no Acervo Histórico do Inep”.
Para além da grande relevância artística de Chica, a CGDI visa honrar a participação dela na administração pública de órgãos que se dedicam à educação brasileira e trazer à tona o fato pouco conhecido de que a artista foi também servidora.
A mostra reúne diversos documentos institucionais e fotografias da época em que ela trabalhou no MEC e no Inep, além de diversas obras que estão sob a guarda do Instituto e retratam aspectos culturais e religiosos da cultura afro-brasileira.
A data escolhida faz referência à morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1695. A figura do então líder do Quilombo dos Palmares, situado em um território que hoje pertence a Alagoas, é considerada como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, também representa uma forma de valorizar a cultura, a história, as lutas por direitos e o papel político dos afro-brasileiros na sociedade e para tomarmos consciência do racismo que nos cerca e nos posicionar por mudanças.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados