Series - 2. Herança Cultural Afro-Brasileira no Acervo Histórico do INEP

Galeria Chica Xavier 1 - Francisca Xavier Queiroz de Jesus 2 - Chica no Inep 3 - Vida no Rio 4 - Pesquisa 5 - Trajetória artística 6 - Aposentadoria do serviço público Galeria Palmares e Heranças Culturais 01 - Fornos de cal, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa do IV Centenári... 02 - Negras Comerciantes de Angu, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 03 - Negras livres, vivendo de seu trabalho, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Com... 04 - Negras comerciantes, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil  - Edição Comemorativa do IV Ce... 05 - Negros, vendedores de carvão e vendedoras de milho, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil ... 06 - Vendedores de leite e capim, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 07 - Negras de diferentes nações, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 08 - Crianças dançando capoeira em uma apresentação escolar no Posto Mobral de Pirapora em Minas ... 09 - Crianças dançando samba em uma apresentação escolar no Posto Mobral de Pirapora em Minas Ger... 10 - Escola de Samba de Boa Viagem em Minas Gerais, década de 1970. 11 - Integrante de uma escola de samba de Governador Valadares em Minas Gerais, década de 1980. 12 - Apresentação cultural no Posto Mobral de Porto Velho/RO, na década de 1980. 13 - Apresentação cultural no Posto Mobral de Porto Velho/RO, na década de 1980. Galeria Relíquias da Bahia 01 - Capa - Relíquias da Bahia - Edgard de Cerqueira Falcão, 1940. 02 - Igreja do Rosário (Pelourinho) - Relíquias da Bahia - Edgard de Cerqueira Falcão, 1940. 03 - Ladeira da Conceição da Praia - Relíquias da Bahia - Edgard de Cerqueira Falcão, 1940.
Results 1 to 25 of 37 Show all
Open original Digital object

Identity area

Reference code

Title

2. Herança Cultural Afro-Brasileira no Acervo Histórico do INEP

Date(s)

Level of description

Series

Extent and medium

Context area

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Por essa ocasião, em 2022 a equipe da Coordenação-geral de Disseminação de Informações (CGDI) do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira homenageia Chica Xavier com o lançamento da exposição virtual “Herança Cultural Afro-Brasileira no Acervo Histórico do Inep”.
Para além da grande relevância artística de Chica, a CGDI visa honrar a participação dela na administração pública de órgãos que se dedicam à educação brasileira e trazer à tona o fato pouco conhecido de que a artista foi também servidora.
A mostra reúne diversos documentos institucionais e fotografias da época em que ela trabalhou no MEC e no Inep, além de diversas obras que estão sob a guarda do Instituto e retratam aspectos culturais e religiosos da cultura afro-brasileira.
A data escolhida faz referência à morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1695. A figura do então líder do Quilombo dos Palmares, situado em um território que hoje pertence a Alagoas, é considerada como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, também representa uma forma de valorizar a cultura, a história, as lutas por direitos e o papel político dos afro-brasileiros na sociedade e para tomarmos consciência do racismo que nos cerca e nos posicionar por mudanças.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places