Subsérie - Galeria Palmares e Heranças Culturais

01 - Fornos de cal, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa do IV Centenári... 02 - Negras Comerciantes de Angu, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 03 - Negras livres, vivendo de seu trabalho, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Com... 04 - Negras comerciantes, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil  - Edição Comemorativa do IV Ce... 05 - Negros, vendedores de carvão e vendedoras de milho, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil ... 06 - Vendedores de leite e capim, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 07 - Negras de diferentes nações, J.B. Debret, Viagem Pitoresca ao Brasil - Edição Comemorativa d... 08 - Crianças dançando capoeira em uma apresentação escolar no Posto Mobral de Pirapora em Minas ... 09 - Crianças dançando samba em uma apresentação escolar no Posto Mobral de Pirapora em Minas Ger... 10 - Escola de Samba de Boa Viagem em Minas Gerais, década de 1970. 11 - Integrante de uma escola de samba de Governador Valadares em Minas Gerais, década de 1980. 12 - Apresentação cultural no Posto Mobral de Porto Velho/RO, na década de 1980. 13 - Apresentação cultural no Posto Mobral de Porto Velho/RO, na década de 1980.
Open original Objeto digital

Zona de identificação

Código de referência

Título

Galeria Palmares e Heranças Culturais

Data(s)

Nível de descrição

Subsérie

Dimensão e suporte

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares, chegando a abrigar cerca de trinta mil negros que viviam com liberdade para reviver sua cultura ancestral.
Os quilombos, ou mocambos, foram povoações de negros fugidos não só na região de Pernambuco e Alagoas, como também em todo o Brasil. Com localizações no meio da selva e com boas estratégias guerrilheiras, vários quilombos resistiram aos ataques dos senhores de engenho.
A formação cultural brasileira é intermediada pela exportação de elementos culturais exteriores, advindos das populações indígenas, africanas e europeias. O conflito intermediado pelas relações sociais de diferentes grupos proporciona a mescla de variados moldes de cultura, insurgindo sobre elas algo distinto e próprio, a formação de uma identidade heterogênea.
Em relação a cultura africana, pode-se dizer que está enraizada na vida cultural brasileira através de diversos aspectos hoje comuns, tais como: a culinária, a língua, as danças, as músicas e alguma religiões. A capoeira, que surgiu como resposta à violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil, é um exemplo. Hoje, a capoeira é considerada uma grande manifestação cultural brasileira e é reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados