Item - DIRETORIA_m187p01 - Relatório - Atividades dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais de Recife, Bahia, Minas Gerais - Jubileu INEP, 1963

Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

Título

DIRETORIA_m187p01 - Relatório - Atividades dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais de Recife, Bahia, Minas Gerais - Jubileu INEP, 1963

Data(s)

  • 1963 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual 90 p.; Iconográfico 4 itens.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Integrado ao CRPE/BA estava o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, projeto de escola idealizado por Anísio Teixeira, e tinha como objetivo a educação integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades, através de atividades cívicas, artísticas, recreativas e de estudo. As grades curriculares contavam com diversas atividades além das matérias básicas de ensino.
Em 16 de janeiro de 1973, por meio do Decreto nº 71.713, o Presidente Ernesto Geisel extingue o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Salvador, transferindo para a Universidade Federal da Bahia as atividades de ensino e pesquisas até então destinadas ao CRPE/BA. Em 23 de maio de 1975, a partir do Decreto nº 75.754, o Presidente extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

CRPE/RE - Relatório de atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Recife (CRPE/RE), enviado para compor edição comemorativa da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP em homenagem ao jubileu do INEP/MEC. No referido relatório constam a estrutura administrativa e funcionamento do Centro, bem como atividades desenvolvidas e fotos do edifício em que funcionava, observando-se a fachada, biblioteca e sala de reunião do diretor Gilberto Freyre, que está presente em uma das imagens.

CRPE/BA - Relatório de atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia (CRPE/BA), enviado para compor edição comemorativa da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP em homenagem ao jubileu do INEP/MEC. Relata informações sobre estudos e pesquisas desenvolvidas no Centro, possui um excerto exclusivo sobre o funcionamento da Escola Primária Experimental, que funcionou no CRPE/BA até 1962, e outro excerto que comenta sobre o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR) e sua história.

CRPE/MG - Relatório de atividades do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CRPE/MG), enviado para compor edição comemorativa da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP em homenagem ao jubileu do INEP/MEC. No referido relatório constam breve histórico institucional, lista de publicações, cursos realizados. Cita também uma coleção hemerográfica classificada por assunto.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso Livre.

Condiçoes de reprodução

Digitalização. Cópia.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

12 de janeiro de 2018; Arquivo Histórico.

Idioma(s)

  • inglês
  • francês
  • alemão
  • português

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Gêneros relacionados

Lugares relacionados

Depósito físico

  • Caixa: DIRETORIA_m187p01