Item - CRPE-SP_m0081p01 - Documentos sobre Cursos de Especialistas em Educação, de Pesquisas Educacionais e de Recursos Audiovisuais no CRPE, 1962

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CRPE-SP_m0081p01 - Documentos sobre Cursos de Especialistas em Educação, de Pesquisas Educacionais e de Recursos Audiovisuais no CRPE, 1962

Date(s)

  • 1962 (Creation)

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Extent and medium

Textual, 180 páginas.

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Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

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Scope and content

Correspondências enviadas por Laerte Ramos de Carvalho, diretor do CRPE-SP, convidando secretários de educação e diretores de faculdades para a solenidade de encerramento do V Curso de Especialistas em Educação para a América Latina, do I Seminário de Treinamento de Pessoal em Pesquisas Educacionais e do I Curso de Especialistas em Recursos Audiovisuais;
Documento sobre o encerramento dos Cursos de Especialistas em Educação, de Pesquisas Educacionais e de Recursos Audiovisuais no CRPE;
Avaliação dos participantes do I Curso de Especialistas em Recursos Audiovisuais;
Relatório do I Curso de Especialistas em Recursos Audiovisuais, realizado de julho a dezembro de 1962;
Avaliação geral dos participantes do I Curso de Especialistas em Recursos Audiovisuais;
Relação dos certificados dos participantes do I Curso de Especialistas em Recursos Audiovisuais;
Correspondências destinadas a possíveis locais para filmagem do filme “A Escola de nossos dias”, planejado pelo CRPE-SP, com o objetivo de focar na necessidade de utilização dos recursos audiovisuais na escola primária;
Correspondências sobre assuntos relacionados ao Curso de Especialistas em Recursos Audiovisuais;
Relação de bolsistas do I Curso de Especialistas em Recursos Audio-visuais, com o estado de origem de cada um e data de chegada;
Relação de convites impressos para a inauguração do I Curso de Especialistas em Recursos Audio-visuais;
Relação de convites ofício para a inauguração do I Curso de Especialistas em Recursos Audio-visuais;
Correspondência enviada por Laerte Ramos de Carvalho, diretor do CRPE-SP, a Anísio Teixeira, diretor do INEP, convidando-o a presidir a solenidade de instalação do I Curso de Especialistas em Recursos Audio-visuais;
Recorte do jornal O Estado de São Paulo, de 30 de junho de 1962, sobre a inauguração do I Curso de Especialistas em Recursos Audio-visuais;
Plano para um estágio de 6 meses em audiovisuais no Serviço de Recursos de Audiovisuais do CRPE-SP, de julho a dezembro de 1962,
Trabalho intitulado “A proposed plan for áudio-visual internships at SRAV of CRPE-SP”.

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Julho de 2022; Arquivo Histórico; INEP.

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  • Brazilian Portuguese

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