Pièce - CRPE-PE_m023p01 - Documentos sobre Estudos e Pesquisas em Ensino, 1962

Open original Document numérique

Zone d'identification

Cote

Titre

CRPE-PE_m023p01 - Documentos sobre Estudos e Pesquisas em Ensino, 1962

Date(s)

  • 1962 (Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Textual, 254 páginas.

Zone du contexte

Nom du producteur

Notice biographique

O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco foi criado pelo Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955, subordinado ao até então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
Com sede provisória no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, o CRPE/PE foi inaugurado oficialmente em 1957, tendo o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre como o primeiro Diretor do novo Centro a ser nomeado, com a presença do Professor Anísio Teixeira Diretor do INEP em uma sessão inaugural.
De acordo com estatuto legal, os objetivos dos Centros de Pesquisas são: pesquisa das condições culturais e escolares e das tendências de desenvolvimento de cada região e da sociedade brasileira como um todo; treinamento e aperfeiçoamento de professores de escolas primárias, secundárias e normais e orientadores educacionais.
Em 23 de maio de 1975, através do Decreto nº 75.754, o Presidente Ernesto Geisel extingue os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

Histoire archivistique

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Andamento do projeto "Realidade e Perspectivas em Orientação Profissional";
Relatório de atividades e notícias da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério no mês de dezembro;
Relatório anual do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Recife - CRPE/RE do ano de 1962, com os anexos:

  • Plano geral para a experiência de orientação profissional;
  • Pesquisa sobre os recursos econômicos para a educação em Pernambuco;
  • Trabalho sobre hipóteses para experimentação do método não diretivo;
  • Andamento da pesquisa "recursos econômicos e financeiros para educação em Pernambuco;
  • "O Recife e seus problemas sociais e educacionais”, seminário visando uma aproximação entre homens de estudo e homens de ação;
  • Seminário sobre o ensino médio: temas e problemas;
  • Introdução à crítica do ensino secundário: significado social dos tipos de ensino, por Geraldo Bastos Silva;
  • A nova organização do ensino na França, por J. Ranke;
    Textos em francês para o seminário sobre ensino médio:
  • Uma nova era em educação, por I. L. Kandel;
  • A universidade na época do seu campanário, por Pierre Prégniard;
  • Especialização em escolas secundárias na Inglaterra e País de Gales, por C. H. Dobinson;
  • Problemas do ensino social, por R. P. do Dainvillo;
    Sondagem de opinião do professorado sobre o curso do INEP-PABAEE-CRPE;
    Folha de inscrição do Curso Intensivo de Aperfeiçoamento para Professoras Primárias;
    Resultado parcial da avaliação do Curso de Iniciação à Criatividade Artística;
    Programação da I Semana de Estudos sobre o Livro Didático para o Curso Primário;
    Folha de avaliação para líderes de discussão em grupo;
    Relatório da visita de Janise Pinto Peres, assistente da DAM, a escolas do interior;
    Relatório da viagem da assistente da DAM, professora Janise Peres, pelo Nordeste;
    Anteprojeto da Escola de Demonstração do CRPE de Recife;
    Textos para a I Semana de Recursos Audiovisuais:
  • "Os recursos audiovisuais e a aprendizagem";
  • "O quadro-negro";
  • "Quadros de aviso"; e
  • "O ensino através do filme";
    Trabalho "O ensino das ciências físicas e naturais na escola primária", por Janise Pinto Peres;
    Trabalho "Os estudos sociais na escola elementar", por Janise Pinto Peres;
    Relatório da visita à construção do auditório e da Escola de Demonstração do CRPE no dia 27 de novembro de 1962;
    Ficha para levantamento de informação sobre recursos didáticos dos Institutos de Educação do Nordeste.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Acesso livre.

Conditions de reproduction

Digitalização. Cópia.

Langue des documents

  • français
  • portugais brésilien

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Março de 2022; Arquivo Histórico; INEP.

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Document numérique (Matrice) zone des droits

Document numérique (Référence) zone des droits

Document numérique (Vignette) zone des droits

Zone des entrées