Item - CODI-UNIPER_m1076p01 - Documentos sobre Colônias de Férias e Acampamentos para Jovens e Famílias, 1956 - 1959

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CODI-UNIPER_m1076p01 - Documentos sobre Colônias de Férias e Acampamentos para Jovens e Famílias, 1956 - 1959

Date(s)

  • 1956 - 1959 (Creation)

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Extent and medium

Textual, 156 páginas.

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Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AToM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

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Scope and content

Correspondências solicitando e enviando informações sobre colônias de férias;
“Estudio del Comite de Accion Cultural Sobre Colonias Estudantiles de Vacaciones” -Estudo do comitê de ação cultural em acampamentos de férias estudantis. Documento da Organizacion de los Estados Americanos – Consejo Interamericano Cultural;
Projeto para a organização de um departamento de acampamentos para menores, jovens e famílias, pela Associação Cristã de Moços de São Paulo;
Histórico e regulamento da Colônia de Férias da Superintendência de Educação Física e Assistência Educacional da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul;
Documento enviado ao Prof. Joaquim Moreira de Souza, do INEP, com resposta do Dr. João Ribeiro dos Santos sobre as atividades Escoteiras e Bandeirantes;
Regulamento da Colônia de Férias Getúlio Vargas. Documento produzido pelo SESC, Administração Regional do Distrito Federal;
Correspondência da Juventude Universitária Católica, solicitando publicações ao CBPE;
Programação do Acampamento de Pedra Sonora;
Informações e programação do Acampamento da Associação Cristã de Moços;
Primeiro curso de líderes de acampamento da Associação Cristã de Moços;
Terceiro Curso de Líderes da Associação Cristã de Moços de São Paulo, com o Texto: O acampamento como instituição educativa, pelo professor A. G. Juárez;
Primeiro Curso de Conselheiros de Acampamento, da Associação Cristã de Moços de São Paulo;
Informações do estado do Rio de Janeiro sobre as Colônias de Férias que realizavam;
Correspondências do estado do Paraná sobre Colônias de Férias.
Histórico e regulamento geral do Serviço de Colônias de Férias da Superintendência de Educação Física e Assistência Educacional, do Rio Grande do Sul;
Enquete, em francês, sobre acampamentos de verão e atividades semelhantes para crianças em idade escolar;
Lista de entidades que poderiam informar a respeito de campos e colônias de férias no Brasil;
Lista de publicações sobre colônias de férias, disponíveis na biblioteca do CBPE;
Correspondências enviadas por Anísio Teixeira, Diretor do INEP, solicitando informações aos estados sobre colônias de férias. A demanda tem origem em pesquisas do Instituto de Educação da UNESCO;
Modelo de pedido de autorização de acampamento e de relatório de acampamento.

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  • Brazilian Portuguese

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Dezembro de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

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  • Brazilian Portuguese

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