Pièce - CODI-UNIPER_m0775p01 - Informações sobre a Escolinha de Artes no Brasil e seus Cursos, 1959 - 1968

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Titre

CODI-UNIPER_m0775p01 - Informações sobre a Escolinha de Artes no Brasil e seus Cursos, 1959 - 1968

Date(s)

  • 1959 - 1968 (Production)

Niveau de description

Pièce

Étendue matérielle et support

Textual, 166 páginas.

Zone du contexte

Histoire archivistique

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AToM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

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Portée et contenu

Informações sobre o curso intensivo "A criança disléxica e as atividades artísticas básicas à sua reeducação" ,da Escolinha de Artes do Brasil;
Cursos, estágios e exposições de arte infantil, programados para o 1º semestre de 1964;
Exemplar da Exposição Comemorativa do 60º aniversário da Associação Cristã de Moços, em julho de 1953;
Importância das atividades artísticas na reeducação dos disléxicos;
Texto do catálogo da exposição "Jovens Expõem", organizada pela Escolinha de Artes do Brasil, em 16 de março de 1960;
Atividades da Escolinha de Artes no Brasil programadas para 1968;
Artigo publicado na revista "Visão", sobre a Arte do Espontâneo, de 23 de junho de 1961;
Curso intensivo de artes na educação - 1964;
Primeira Bienal Internacional de Arte Infantil;
Legislações e estatuto da Escolinha de Artes do Brasil;
Exposição de desenhos e pinturas de crianças holandesas;
Cursos: A mímica na educação e no teatro e Teatro de fantoches;
Artigo "A Escolinha de Artes no Brasil", por Cyro dos Anjos;
Artigo "Escolinha de Artes no Brasil", por Noemy da Silveira Rudolfer;
Artigo "As Atividades Artísticas na Educação", por Augusto Rodrigues;
Temário e guia do I Seminário sobre Artes na Educação;
Relatório representando a Escolinha de Artes do Brasil no encontro de artistas e educadores, realizado em Montreal, em 1963;
Mensagem da professora Seonaid Robertson, para suas alunas do curso de atividades, promovido pela Escolinha de Artes no Brasil;
Tese "A funcção da arte na educação", apresentada pelo professor Augusto Rodrigues, ao IV Congresso Nacional de Professores Primários;
Curso "Dança na educação", ministrado pela Escolinha de Artes no Brasil.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

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Conditions d’accès

Acesso livre.

Conditions de reproduction

Digitalização. Cópia.

Langue des documents

  • espagnol
  • français
  • anglais
  • portugais brésilien

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

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Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

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Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

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Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Setembro de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

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