Unidad documental simple - CODI-UNIPER_m0433p01 - Correspondências destinadas a Darcy Ribeiro, 1961

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Área de identidad

Código de referencia

Título

CODI-UNIPER_m0433p01 - Correspondências destinadas a Darcy Ribeiro, 1961

Fecha(s)

  • 1961 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 34 páginas.

Área de contexto

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Estatutos da Universidade Católica do Salvador;
Correspondência da União dos Estudantes da Bahia a Darcy Ribeiro, solicitando parecer a respeito do estatuto da Universidade Católica do Salvador, e convidando para o Seminário Nacional de Reforma Universitária;
Correspondência da União Nacional dos Estudantes a Darcy Ribeiro, a respeito da do Seminário Nacional de Reforma Universitária. Os estudantes solicitam a elaboração de um trabalho para publicarem junto com obras de educadores, sociólogos e economistas, a fim de mudarem a realidade da Universidade Brasileira;
Telegrama de Marco Antonio Maciel, presidente do DCE de Recife, enviado a Darcy Ribeiro, solicitando informações sobre possível data para visita a Recife;
Convite a Darcy Ribeiro, do Centro Acadêmico Hugo Simas, da Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, para participar de conferência em Curitiba, sobre o "Projeto de Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional";
Telegrama do FCE MG a Darcy Ribeiro, sobre participação em exposição sobre o ensino no Brasil;
Convite da União Nacional dos Estudantes para Darcy Ribeiro ser um dos debatedores dos temas Programas e Currículos e Sistema de Aprovação, no I Seminário Nacional de Reforma Universitária;
Telegrama sobre acomodação em São Paulo;
Telegrama solicitando confirmação de presença na Conferência da Semana Estudantil Nacionalista;
Correspondência da União Metropolitana dos Estudantes a Darcy Ribeiro, convidando para o XVIII° Congresso Metropolitano dos Estudantes, no qual é homenageado como Presidente;
Correspondência da União Estadual dos Estudantes de MInas Gerais, sobre o Seminário Mineiro de Reforma Universitária;
Telegrama de confirmação de Darcy Ribeiro no Seminário Reforma Universitária;
Convite do Grêmio Politécnico para Darcy Ribeiro, participar do ciclo de estudos com tema "Universidade de Técnica";
Telegrama acusando recebimento de informações sobre visita de Darcy Ribeiro a Recife;
Associação Brasileira de Ensino Odontológico, convida para Semana de Esclarecimento;
Centro Acadêmico de Odontologia de Porto Alegre, convida para a Semana de Esclarecimento;
Correspondência da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, sobre bolsa de estudos do professor José Henrique Santos;
Convite do Diretório dos Estudantes de Engenharia da Universidade de Minas Gerais, para Darcy Ribeiro proferir conferência sobre "Uma nova estruturação para o ensino universitário brasileiro!";
Correspondência da União Nacional dos Estudantes a Oliveira Brito, Ministro da Educação e Cultura, sobre concessão de verba e materiais para o setor de artes;
Desenho arquitetônico do Centro Popular de Cultura.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Julho de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados

Unidad de almacenaje

  • Caja: CODI-UNIPER_m0433p01