Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1961 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental simple
Volumen y soporte
Textual, 34 páginas.
Área de contexto
Institución archivística
Historia archivística
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Estatutos da Universidade Católica do Salvador;
Correspondência da União dos Estudantes da Bahia a Darcy Ribeiro, solicitando parecer a respeito do estatuto da Universidade Católica do Salvador, e convidando para o Seminário Nacional de Reforma Universitária;
Correspondência da União Nacional dos Estudantes a Darcy Ribeiro, a respeito da do Seminário Nacional de Reforma Universitária. Os estudantes solicitam a elaboração de um trabalho para publicarem junto com obras de educadores, sociólogos e economistas, a fim de mudarem a realidade da Universidade Brasileira;
Telegrama de Marco Antonio Maciel, presidente do DCE de Recife, enviado a Darcy Ribeiro, solicitando informações sobre possível data para visita a Recife;
Convite a Darcy Ribeiro, do Centro Acadêmico Hugo Simas, da Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, para participar de conferência em Curitiba, sobre o "Projeto de Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional";
Telegrama do FCE MG a Darcy Ribeiro, sobre participação em exposição sobre o ensino no Brasil;
Convite da União Nacional dos Estudantes para Darcy Ribeiro ser um dos debatedores dos temas Programas e Currículos e Sistema de Aprovação, no I Seminário Nacional de Reforma Universitária;
Telegrama sobre acomodação em São Paulo;
Telegrama solicitando confirmação de presença na Conferência da Semana Estudantil Nacionalista;
Correspondência da União Metropolitana dos Estudantes a Darcy Ribeiro, convidando para o XVIII° Congresso Metropolitano dos Estudantes, no qual é homenageado como Presidente;
Correspondência da União Estadual dos Estudantes de MInas Gerais, sobre o Seminário Mineiro de Reforma Universitária;
Telegrama de confirmação de Darcy Ribeiro no Seminário Reforma Universitária;
Convite do Grêmio Politécnico para Darcy Ribeiro, participar do ciclo de estudos com tema "Universidade de Técnica";
Telegrama acusando recebimento de informações sobre visita de Darcy Ribeiro a Recife;
Associação Brasileira de Ensino Odontológico, convida para Semana de Esclarecimento;
Centro Acadêmico de Odontologia de Porto Alegre, convida para a Semana de Esclarecimento;
Correspondência da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, sobre bolsa de estudos do professor José Henrique Santos;
Convite do Diretório dos Estudantes de Engenharia da Universidade de Minas Gerais, para Darcy Ribeiro proferir conferência sobre "Uma nova estruturação para o ensino universitário brasileiro!";
Correspondência da União Nacional dos Estudantes a Oliveira Brito, Ministro da Educação e Cultura, sobre concessão de verba e materiais para o setor de artes;
Desenho arquitetônico do Centro Popular de Cultura.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Acesso livre.
Condiciones
Digitalização. Cópia.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Julho de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Objeto digital metadatos
Nombre del archivo
CODI-UNIPER_m0433p01_EstatutosDaUniversidadeCatolicaDoSalvador.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de soporte
Texto
Tipo de documento MIME
application/pdf