Unidad documental simple - CODI_m029p02 - Compilado de Resoluções, 1958 - 1962

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Área de identidad

Código de referencia

Título

CODI_m029p02 - Compilado de Resoluções, 1958 - 1962

Fecha(s)

  • 1958 - 1962 (Creación)

Nivel de descripción

Unidad documental simple

Volumen y soporte

Textual, 82 páginas.

Área de contexto

Nombre del productor

(1975)

Historia administrativa

Decreto Nº 75.625, de 17 de abril de 1975, determinou a Coordenadoria de Documentação e Informações como parte da estrutura básica do INEP.
A Coordenadoria de Documentação e Informações do INEP é composta pelos seguintes setores e seções: Seção de Controle e Avaliação (SECON), Seção de Pergunta-Resposta (SEPER), Biblioteca Núcleo (BNu), Seção de Publicações (SEP), Seção de Thesaurus e Setor de Audiovisual.

Historia archivística

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Resoluções de 1960:
Resolução nº 8, sobre dispensa de Thelma Carvalho e Silva do Amaral;
Resolução nº 7, autoriza George R. Bowdion assinar cheques pelo diretor americano, em suas faltas ou impedimentos;
Resolução nº 6, altera o horário de trabalho da servidora Nadia Franco Cunha;
Resolução nº 5, designa Darcy Ribeiro a substituir o diretor brasileiro em suas faltas ou impedimentos;
Resolução nº 4, altera horário de trabalho do servidor Cadmo Souto Bastos;
Resolução nº 3, reduz a verba em cruzeiros do projeto de ensino de nível médio;
Resolução nº 2, admite Ella Grinsztein e Gilberto Barbosa Domon, como técnicos-ensino de nível médio.
Resoluções de 1959:
Resolução nº 7, emenda financeira a administração conjunta da Divisao de Educação (ACDE);
Resolução nº 6, admite Jorge Lúcio Monteiro de Castro como técnico-ensino de nível médio;
Resolução nº 5, admite Nadia Franco da Cunha como técnico-ensino de nível médio;
Resolução nº 4, reduz a verba em cruzeiros do projeto de ensino de nível médio ;
Resolução nº 3, admite Guilherme Sias Barbosa como técnico-ensino de nível médio;
Resolução nº 2, sobre mudança de nome de servidora;
Resolução nº 1, admite Antonio Fernando Paranhos Mac Dowell;
Resoluções de 1958:
Resolução nº 8, criação de uma seção administrativa especializada e contribuição de verba para 1959;
Resoluções de 1961 e 1962:
Resolução nº 6, sobre transparência de fundos, da conta do Projeto do Ensino de Nível Médio para a conta do Projeto do Ensino Elementar;
Resolução nº 3, sobre transparência de fundos, da conta do Projeto do Ensino de Nível Médio para a conta do Projeto do Ensino Elementar;
Resolução nº 2, distribuição de fundos da conta de controle de verba, para os projetos administrativos e técnico no período de 1958 a 1961;
Resolução nº 1, emenda financeira da administração conjunta da Divisão de Educação (ACDE);
Resoluções de emenda financeira aos projetos administrativos e técnicos - Programa PABAEE.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Acesso livre.

Condiciones

Digitalização. Cópia.

Idioma del material

  • inglés
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados

Unidad de almacenaje

  • Caja: CODI_m029p02