Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1966 - 1967 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Textual, 196 páginas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE, foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).
Nome do produtor
Biografia
Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Primeiro e segundo projetos dos CROSE;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela Sra. Eulina de Carvalho, membro da comissão coordenadora dos CROSE, enviando informações sobre a preparação dos CROSE;
Membros do Conselho Estadual de Educação e Cultura;
Membros do Conselho Estadual de Educação de Sergipe;
Membros do Conselho Estadual de Educação de Alagoas;
Membros do Centro de Estudos Educacionais e Aperfeiçoamento do Professorado da Secretaria de Educação e Cultura, do Estado da Bahia;
Membros da Comissão Executiva do Convênio SUDENE-MEC-USAID/BRASIL e Governo do Estado da Bahia;
Lista de endereços das instituições visitadas em Salvador, Alagoas e Sergipe;
Lista de documentação;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo chefe da missão da UNESCO no Brasil, John Howe, enviando algumas observações sobre a situação pessoal e o papel dos peritos Debrun, Furter e Torfs do ponto de vista da UNESCO;
Plano de contas dos CEOSE-CROSE;
Notas sobre a Segunda Reunião Conjunta do Conselho Federal de Educação e de representantes dos Conselhos Estaduais, realizada em Belo Horizonte, em dezembro de 1964;
Projeto da realização, feita pelo INEP, do curso "Curso de preparação de pessoal em serviço para alta administração escolar";
Correspondência enviada ao Sr. Dumerval Mendes, pelo professor Jacques Torfs, enviado uma revisão de calendário geral do horário e calendário geral dos CORSE;
2º projeto CROSE;
Lista de participantes de cada estado do Brasil;
Lista com recomendações nas visitas aos estados, iniciativas a tomar quando for visitar os estados, lista com os peritos e cada estado que eles devem visitar; considerações do projeto CROSE;
Novo cronograma das semanas dos CROSE;
Programa de atividades da Comissão dos CROSE, elaborado na reunião, de 25 de janeiro, de 1966;
Cronogramas com as atividades e apresentações das semanas dos CROSE e calendários das semanas;
Diretrizes para o funcionamento de Comissão INEP-UNESCO e de sua Coordenação;
Meios recomendados para a realização de um plano educacional;
Correspondência enviada ao professor Jacques Torfs, pelo professor Pierre Furter, enviando questionário intitulado: "Meios recomendados para a realização de um plano educacional";
Texto de introdução aos Colóquios Regionais, sobre Organização e Planejamento da Educação (CROPE), temário dos colóquios;
Informações sobre a Lei de Diretrizes e Bases;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pelo professor Michel Debrun, apresentando uma nova formulação de plano dos CROSE;
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Acesso livre.
Condiçoes de reprodução
Digitalização. Cópia.
Idioma do material
- português do Brasil
- francês
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Objeto digital metadados
Nome do arquivo
CEOSE-CROSE_m060p01_ProjetoDosCROSEeCEOSE1967.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de mídia
Texto
Mime-type
application/pdf