Item - CEOSE-CROSE_m053p01 - Correspondências Diversas sobre a Organização dos CEOSE-CROSE, 1967 - 1968

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Title

CEOSE-CROSE_m053p01 - Correspondências Diversas sobre a Organização dos CEOSE-CROSE, 1967 - 1968

Date(s)

  • 1967 - 1968 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

Textual, 104 páginas.

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Name of creator

(1961 - 1970)

Biographical history

Os Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE) e Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CROSE), foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro.

Archival history

O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.

As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.

O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.

Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.

Immediate source of acquisition or transfer

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Scope and content

Correspondência enviada ao chefe do Departamento de Educação do IPEA, pelo coordenador dos CEOSE, solicitando participação do órgão nos encontros dos CEOSE, em Natal e Fortaleza;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Ceará, pelo coordenador dos CEOSE, perguntando sobre a realização do primeiro CEOSE do Ceará;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Ceará, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência trocada entre diretor geral do DEP e o diretor do INEP, sobre sinopse da situação do magistério cearense;
Estatísticas atualizadas do ensino médio do Ceará, divulgadas pelo Departamento de Estudos e Pesquisas;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões feitas pela Comissão;
Correspondência enviada ao coordenador dos CROSE, pelo professor Jacques Torfs, passando materiais recolhidos no Estado do Ceará;
Correspondências enviadas ao reitor da Universidade Federal do Ceará e ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, pelo diretor do INEP, comunicando realizações dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas Educacionais, destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondência enviada pela coordenadora do grupo, Isabelle Deblé, para o diretor da Divisão de Administração Financeira, solicitando colaboração para conclusão de um estudo sobre as despesas com o ensino;
Correspondência enviada ao secretário de educação de Brasília, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondências enviadas ao presidente do Conselho Estadual do Distrito Federal e ao secretário de educação do DF, pelo diretor do INEP, comunicando a instalação de uma comissão constituída de educadores e outros especialistas em assuntos ligados a educação;
Correspondências enviadas ao presidente do Conselho Estadual de Educação do DF e ao reitor da UnB, pelo diretor do INEP, comunicando realizações dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas Educacionais, destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Pará, pelo coordenador dos CEOSE, sobre o adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação, para o secretário da educação e para o reitor da Universidade Federal do Estado do Pará, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando a reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões feitas pela Comissão;
Correspondências enviadas ao reitor da Universidade Federal do Pará, ao secretário de Educação do Estado do Pará e ao presidente do Conselho Estadual de Educação do estado do Pará, pelo diretor do INEP, comunicando realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas Educacionais, destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Metodologia de cálculo da repetência e da deserção no estado de Minas Gerais, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada pelo Jacques Torfs, enviando reformulação mais sistemática do problema apresentado;
Correspondência enviada para José Antônio Silva Coutinho, pelo Jacques Torfs, em relação a nota sobre comentário de projeções da matrícula nas escolas primárias de vários municípios do estado de Minas Gerais; envia também, comentários sobre o grupo técnico da CESE de Minas Gerais;
Correspondência enviada ao secretário de educação de Minas Gerais, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao presidente da Comissão Estadual do Salário-Educação, pelo professor Jacques Torfs, enviando em anexo documento sobre Matemáticas Educacionais;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Minas Gerais e ao secretário de educação do estado de Minas Gerais, pelo diretor do INEP, comunicando instalação de uma comissão constituída de educadores e outros especialistas em assuntos ligados à educação;
Correspondência enviada ao reitor da universidade de Minas Gerais, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação dos planos dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões feitas pela Comissão;
Correspondências enviadas ao diretor do Centro Regional de Pesquisas Educacionais João Pinheiro e ao reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando a reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas e reflexões feitas pela Comissão.
Correspondência enviada aos reitores das universidades, ao secretário de educação do estado de minas gerais e ao presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, pelo diretor do INEP, comunicando realização dos CROSE, destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondência enviada ao chefe de missão da UNESCO John Hewe, pelo professor Michel Debrun, sobre a futura faculdade de educação de Belo Horizonte.

Appraisal, destruction and scheduling

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Digitalização. Cópia.

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  • French
  • Brazilian Portuguese

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Dates of creation revision deletion

Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

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