Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1966 - 1969 (Production)
Niveau de description
Pièce
Étendue matérielle et support
Textual, 36 páginas.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE, foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).
Histoire archivistique
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Dados escolares do Maranhão 1967;
Dados sobre atraso escolar de 4 anos do interior do Maranhão;
Correspondência enviada ao Dr. Ralph V. Gerdorpf, pelo Sr. Ivan Muniz Carvalho, encaminhando um roteiro para elaboração de Projeto Educacional;
Comunicado sobre o perito Ralph Von Gersdorff, para interromper seus trabalhos junto ao grupo federal MEC-BIRD e atender seu estado;
Correspondência enviada à UNESCO, pelo economista Ivan Muniz Carvalho, comunicando considerações sobre disciplina de economia educacional nos currículos das Faculdades;
Comunicado feito pelo coordenador Dumerval Trigueiro Mendes, sobre a não liberação de verbas da Secretaria Geral e do INEP, necessária pra a realização do Projeto;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Maranhão, pelo professor Michel Debrun, comunicando realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Maranhão, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade do Maranhão, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas;
Correspondência enviada aos membros da Comissão de Coordenação dos Colóquios Regionais, sobre Organização dos Sistemas Educacionais, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE no Maranhão;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade do Maranhão, ao presidente do Conselho Estadual de Educação e ao secretário de educação do Estado do Maranhão, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas Educacionais destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Maranhão, pelo coordenador dos CEOSE sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Acesso livre.
Conditions de reproduction
Digitalização. Cópia.
Langue des documents
- portugais brésilien
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
- UNESCO (Sujet)
- Planejamento Educacional (Sujet)
- Administração Escolar (Sujet)
- Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE (Sujet)
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Langue(s)
- portugais brésilien
Écriture(s)
Sources
Document numérique - métadonnées
Nom du fichier
CEOSE-CROSE_m049p01_RoteiroDeElaboracaoDeProjetoEducacional.pdf
Latitude
Longitude
Type de support
Texte
Type MIME
application/pdf