Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1966 - 1969 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental simple
Volumen y soporte
Textual, 36 páginas.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE, foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).
Institución archivística
Historia archivística
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Dados escolares do Maranhão 1967;
Dados sobre atraso escolar de 4 anos do interior do Maranhão;
Correspondência enviada ao Dr. Ralph V. Gerdorpf, pelo Sr. Ivan Muniz Carvalho, encaminhando um roteiro para elaboração de Projeto Educacional;
Comunicado sobre o perito Ralph Von Gersdorff, para interromper seus trabalhos junto ao grupo federal MEC-BIRD e atender seu estado;
Correspondência enviada à UNESCO, pelo economista Ivan Muniz Carvalho, comunicando considerações sobre disciplina de economia educacional nos currículos das Faculdades;
Comunicado feito pelo coordenador Dumerval Trigueiro Mendes, sobre a não liberação de verbas da Secretaria Geral e do INEP, necessária pra a realização do Projeto;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Maranhão, pelo professor Michel Debrun, comunicando realização do 1º Ciclo de Estudos de Planejamento e Administração Educacionais;
Correspondência enviada ao presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Maranhão, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade do Maranhão, pelo coordenador dos CEOSE, comunicando reformulação dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas;
Correspondência enviada aos membros da Comissão de Coordenação dos Colóquios Regionais, sobre Organização dos Sistemas Educacionais, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE no Maranhão;
Correspondência enviada ao reitor da Universidade do Maranhão, ao presidente do Conselho Estadual de Educação e ao secretário de educação do Estado do Maranhão, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização de Sistemas Educacionais destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Maranhão, pelo coordenador dos CEOSE sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Acesso livre.
Condiciones
Digitalização. Cópia.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Objeto digital metadatos
Nombre del archivo
CEOSE-CROSE_m049p01_RoteiroDeElaboracaoDeProjetoEducacional.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de soporte
Texto
Tipo de documento MIME
application/pdf