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Código de referência
Título
Data(s)
- 1966 - 1968 (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Textual, 131 páginas.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Os Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CROSE, foram instituídos em 1966 e constituem um sistema de assistência técnica do MEC aos Estados do Brasil, por intermédio do INEP. Coube ao professor Carlos Pasquale a ideia inicial e as primeiras providências para a sua implantação e ao seu sucessor no INEP, professor Carlos Mascaro, a concretização, avanços e melhorias do programa. A responsabilidade técnica do programa foi atribuía a uma comissão de especialistas brasileiros e peritos da UNESCO, sob a coordenação do professor Dumerval Trigueiro. Em 1967 a instituição foi renomeada de acordo com sua abrangência no país, para Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação (CEOSE).
Entidade detentora
História do arquivo
O acervo documental deste fundo histórico inicialmente é organizado por 53 séries documentais dispostas dentro da chamada Seção de Fundo Histórico. Tal arranjo é derivado de um quadro de arranjo proposto nos anos 1980 pela arquivista Astrea Moraes e Castro como parte do processo de reorganização dos Arquivos do MEC em Brasília. A proposta da arquivista sofreu adaptações até se chegar no modelo atual que obedece a uma sistemática que envolve ordenação por setor de origem, tipologia documental e assunto.
Desde sua concepção o Inep tem sido o orientador nas ações relativas a Educação Brasileira, função que intrinsecamente se reflete no arquivo, que abriga um conteúdo documental complexo e é fonte importante para pesquisadores de todo o país.
Desta maneira, a forma que o Arquivo Histórico está estruturado no AtoM é uma reflexão de como se encontra a documentação mantida no espaço físico do Arquivo Histórico, que atualmente é coordenado pelo CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação.
As 53 séries supracitadas estão aqui inseridas, são elas: CALDEME; CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO ESCOLAR; CAPES; CAV/ES; CBPE; CEOSE/CROSE; CILEME; CODI; CODI/SOEP; CODI/UNIPER; COLTED; CONTABILIDADE; CRPE/BA; CRPE/MG; CRPE/PE; CRPE/SP; CRPE/SP (Contabilidade); CRPE/SP (Cursos); CRPE/SP (Pessoal); CRPE/RS; CURRÍCULOS; CURSOS; CUSTOS EDUCACIONAIS; DAM; DDI; DDIP; DIRETORIA; DISSERTAÇÕES DE MESTRADO; EATEP; EDUCADORES; ENCONTRO; ESTATÍSTICA; FNEM; MONOGRAFIAS; ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL; PERFIL DO USUÁRIO; PESQUISA; PESSOAL; PGEB; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; POA; PREMEN; PROCARTA; PROJETO ANUÁRIO; QUESTIONÁRIOS; RECURSOS AUDIOVISUAIS; SALÁRIO EDUCAÇÃO; SAT; SOE; SRAV/PR; THESAURUS; TRABALHOS AVULSOS.
O acervo possui data-limite inicial do período de 1937, quando houve a criação oficial do instituto por meio da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, até o ano de 1997, quando o Inep tornou-se oficialmente autarquia federal por meio da Lei nº 9.448 do referido ano. As 53 (cinquenta e três) séries citadas compõem-se majoritariamente por documentos textuais, seguidos de iconográficos e cartográficos, totalizando 218,68 metros lineares. Destacam-se no acervo os documentos oriundos do CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e CRPEs (Centros Regionais de Pesquisas Educacionais) que foram fundados a partir de 1955, como iniciativa de Anísio Teixeira para reestruturação da educação brasileira, desde o ensino primário à graduação. Tais centros executavam pesquisas sociais a níveis local e nacional, o que já é um indício da riqueza desse acervo. As séries também englobam documentos relacionados a grandes personalidades da educação brasileira como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Lourenço Filho, Murilo Braga, Paschoal Lemme e outros. Há ainda, dissertações, monografias, relatórios estatísticos, questionários, convênios internacionais, projetos de construções escolares que são exemplos de tipos documentais que compõem o acervo.
Disponibilizar os documentos do acervo histórico descritos no AtoM faz parte de uma ação institucional de divulgar a sua produção à sociedade. Esta iniciativa afirma o seu compromisso de ser para a comunidade em geral o observatório da educação brasileira em âmbito nacional e internacional, tendo como função primordial difundir o cenário educacional brasileiro.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Correspondência enviada ao secretário de educação do Mato Grosso, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Mato Grosso, pelo professor Michel Debrun, comunicando sobre a escolha da cidade de Cuiabá como sede da 4ª semana dos CROSE e outras observações;
Correspondência enviada aos membros da Comissão dos CROSE, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE no Mato Grosso;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Mato Grosso, pelo diretor do INEP, comunicando a realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas Educacionais (CROSE) e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondência enviada ao professor José de Melo Gomes, pelo professor Michel Debrun, recomendando membro da equipe do PATE para prestar sua colaboração e agradecendo o envio de fotografias e recortes relativos aos CROSE de Alagoas;
Correspondência enviada ao secretário de educação de Alagoas, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional; informando que o professor Michel Debrun, irá procurar o secretário com objetivo de articular providências com a realização dos CEOSE em Alagoas;
Correspondência enviada ao secretário de educação de Alagoas, pelo professor Michel Debrun, informando que não será possível realizar o CEOSE de Alagoas na data prevista; informa também que não será possível para a equipe INEP/UNESCO ir a Maceió depois do CEOSE de Pernambuco;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, por um membro da Comissão Coordenadora dos CROSE, informando sobre a preparação dos CROSE em Salvador, Aracaju e Maceió;
Correspondência enviada a secretários de educação dos estados do Brasil e reitores de universidades brasileiras, pelo diretor dos CEOSE, comunicando reformulação do plano dos CROSE, agora transformados em CEOSE, como resultado de novas pesquisas feitas pela Comissão;
Correspondência enviada a secretários de educação do estados do Brasil e reitores de universidades brasileiras, pelo diretor do INEP, informando a realização dos CROSE destinados a administradores e técnicos que estão a serviço da educação em todo o país;
Correspondência enviada ao secretário de educação do estado de Goiás, pelo diretor do INEP, informando a instalação de uma comissão constituída de educadores e outros especialistas em assuntos ligados à educação;
Recomendações sobre a reorganização do regulamento da Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Goiás, por Jacques Torfs;
Correspondência enviada ao secretário de educação de Goiás, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Espírito Santo, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Amazonas, pelo coordenador dos CEOSE sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Sergipe, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao secretário de educação do Acre, pelo coordenador dos CEOSE, sobre adiamento do 1º Ciclo de Estudos sobre o Planejamento Educacional;
Correspondência enviada ao diretor do INEP, pela Secretária de Educação e Cultura, comunicando sobre a visita do professor Michel Debrun;
Correspondência enviada aos membros da Comissão dos CROSE, pelo professor Michel Debrun, sobre organização dos CROSE no Estado do Acre e no Território de Rondônia;
Correspondência enviada ao secretário de educação do estado do Acre, pelo diretor do INEP, comunicando realização dos Colóquios Regionais sobre a Organização dos Sistemas Educacionais e técnicos que estão a serviço da educação em todo país;
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Acesso livre.
Condiçoes de reprodução
Digitalização. Cópia.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
- América Latina » Brasil » Mato Grosso (MT)
- América Latina » Brasil » Mato Grosso (MT) » Cuiabá
- América Latina » Brasil » Alagoas (AL)
- América Latina » Brasil » Alagoas (AL) » Maceió
- América Latina » Brasil » Goiás (GO)
- América Latina » Brasil » Espírito Santo (ES)
- América Latina » Brasil » Amazonas (AM)
- América Latina » Brasil » Sergipe (SE)
- América Latina » Brasil » Acre (AC)
- América Latina » Brasil » Rondônia (RO)
Pontos de acesso - Nomes
- Correspondências (Assunto)
- Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE (Assunto)
- Planejamento Educacional (Assunto)
- Colóquios Estaduais sobre a Organização dos Sistemas de Educação - CEOSE (Assunto)
- Fotografia (Assunto)
- UNESCO (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Março de 2020; Arquivo Histórico; INEP.
Línguas e escritas
- português do Brasil
Script(s)
Fontes
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
CEOSE-CROSEm048p01.pdf
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Texto
Mime-type
application/pdf